NOTÍCIAS
Internacional
Brasileiros deportados: Itamaraty convoca encarregado de negócios da embaixada americana para pedir esclarecimentos
Foto: Reprodução

Medida foi discutida em reunião entre Lula e o chanceler Mauro Vieira

A secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, Márcia Loureiro, chamou para uma reunião o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar. A diplomata pediu explicações sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados na última sexta-feira.

 

O encontro entre Loureiro e Escobar ocorreu nesta segunda-feira. Segundo interlocutores do governo brasileiro, ela reiterou a posição do Itamaraty, que em nota ressaltou considerar inaceitável o tratamento dado aos brasileiros. Também falou sobre o uso de algemas, prática que o Brasil tem pedido que seja trocada por um procedimento mais digno com os deportados desde 2021.

 

Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou que Escobar "participou nesta segunda-feira de uma reunião técnica com autoridades do Ministério das Relações Exteriores".

 

Veja também

 

Mais de 7 mil brasileiros foram deportados dos EUA desde 2020, segundo a Polícia Federal

 

Itamaraty chama encarregado de negócios dos EUA para falar sobre deportados

 

Em um avião fretado pelo governo dos EUA, os nacionais chegaram a Manaus algemados, com correntes nos pés, e denunciaram maus-tratos que teriam sofrido dentro da aeronave, como agressões, dificuldades para ir ao banheiro e falta de alimentação durante o voo.

 

Esse foi o caminho escolhido em uma reunião, na parte da manhã, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira. Outras opções seriam a Embaixada do Brasil em Washington entrar em campo ou um telefonema entre Vieira e o novo secretário de Estado americano, Marco Rubio. O chanceler brasileiro mantinha contatos frequentes com o antecessor de Rubio, Antony Blinken.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A embaixada americana está sob o comando do encarregado de negócios, Gabriel Escobar. A embaixadora, Elizabeth Bagley, ativista do Partido Democrata e indicada pelo ex-presidente dos EUA, Joe Biden, já deixou o Brasil.

 

Fonte:O Globo
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.