Versão de carga do compacto elétrico tem 280 km de autonomia
A BYD apresenta ao público brasileiro o Dolphin Mini Cargo, uma nova versão do compacto elétrico voltada para entregas urbanas. O modelo faz sua estreia durante a Intermodal South America 2025, maior feira de logística da América Latina, realizada em São Paulo. Com espaço para carga leve e motor 100% elétrico, o carro chega como alternativa para empresas que precisam circular em grandes cidades com eficiência e menos impacto ambiental.
O Dolphin Mini Cargo mantém o mesmo visual externo da versão de passeio, mas passa por modificações internas para se adaptar às operações comerciais de última milha. O banco traseiro foi removido para ampliar o espaço de carga, resultando em volume útil de 2,1 m³ e capacidade para até 289 kg de carga. Com autonomia de até 280 km no ciclo NEDC, o modelo se destina a empresas de entrega, serviços técnicos e e-commerce, que atuam em centros urbanos com restrições cada vez maiores à circulação de veículos a combustão.
Segundo a fabricante, o modelo é uma resposta às novas demandas logísticas, com foco em eficiência, baixo custo operacional e redução de emissões. A chegada do Dolphin Mini Cargo marca o início da comercialização da versão de carga no Brasil, ampliando a presença da BYD no segmento de veículos elétricos comerciais leves.
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Durante o evento, a BYD também apresentou a empilhadeira elétrica ECB35, de 3,5 toneladas, equipada com bateria de fosfato de ferro-lítio. Um dos destaques foi o anúncio da ampliação da garantia para a linha de empilhadeiras: agora são dois anos para o equipamento e oito anos ou 10 mil horas para a bateria. O novo pacote de garantia busca reforçar a confiança na durabilidade e na eficiência das soluções de mobilidade elétrica da marca.
As empilhadeiras elétricas da BYD prometem autonomia suficiente para operar por até três turnos, com recargas rápidas em até duas horas e possibilidade de recarga parcial sem efeito memória. Além disso, o sistema de telemetria e-Connect foi integrado às empilhadeiras, permitindo monitoramento em tempo real, geração de relatórios analíticos, controle de acesso por senha, histórico de uso e alertas preventivos.
Outro destaque da marca na Intermodal foi o caminhão elétrico eT5, voltado para entregas urbanas de médio porte. Com autonomia de até 185 km e capacidade de carga útil de até 3.900 kg, o modelo conta com bateria de 99 kWh e motor elétrico de 145 kW (197 cv). A recarga completa pode ser feita em cerca de duas horas. O veículo traz ainda freio regenerativo, controle de tração (ASR) e sistema eletrônico de frenagem (EBS).
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Além dos modelos rodoviários, a BYD aproveitou o evento para apresentar a tecnologia Skyrail, com uma maquete do monotrilho que será usado na futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. A solução confirma a diversificação do portfólio da marca chinesa no Brasil, que também passa a atuar no setor metroferroviário.
Fonte: Info Money