19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/07/2022

Câmara mantém estado de emergência em PEC dos Benefícios

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados manteve na redação da PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Benefícios Sociais o dispositivo que prevê o reconhecimento de estado de emergência no Brasil até o fim de 2022. Assista, ao vivo, a votação da proposta no vídeo acima.

 

Essa ferramenta viabiliza o pagamento de alguns subsídios previstos na PEC, como o auxílio financeiro a caminhoneiros e taxistas. Em ano eleitoral, o governo federal só pode criar benefícios sociais caso o país esteja sob estado de emergência.

 

O argumento usado pelo governo para o reconhecimento desse estado é a "elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes".

 

Veja também

 

PEC dos benefícios sociais é aprovada em 1º turno na Câmara

 

PEC dos Benefícios: entenda a proposta que deve ser votada na Câmara

 

Durante a votação da PEC nesta quarta-feira (13), a oposição pediu que o estado de emergência fosse retirado da proposta. Como essa ferramenta autoriza o Executivo a extrapolar as despesas para além do teto de gastos, os deputados temem que haja um descontrole dos gastos públicos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, a base governista argumentou que o estado de emergência vale apenas para gastos com os benefícios descritos na PEC e conseguiu manter o dispositivo no texto.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.