26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
04/03/2020

Câmara Municipal de Manaus aprova moção de aplausos à mesa diretora por 1° lugar em ranking da transparência

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Presidente Joelson Silva (PSDB) com os demais membros da mesa

O salto da Câmara Municipal de Manaus (CMM) do 49° para o primeiro lugar no ranking de transparência do Ministério Público de Contas (MPC-AM), rendeu à mesa diretora do parlamento uma moção de aplauso, de autoria do vereador Marcel Alexandre (Podemos) aprovada por unanimidade, na sessão da terça-feira (3/3).

 

Para Marcel Alexandre é importante reconhecer o empenho do presidente Joelson Silva (PSDB) com os demais membros da mesa, que trabalharam em 2019 para alcançar esse nível, mostrando o compromisso desta legislatura com a transparência. “Sabemos do esforço do presidente para alcançar esse lugar. Que não é fácil, são mais de 50 itens que tem que ser obedecidos, e a Câmara alcançou todos, e isso vem mostrar o trabalho feito por essa atual gestão do parlamento”.

 

Segundo a vereadora Mirtes Salles (PL) os políticos geralmente são lembrados por casos de corrupção e que esse salto no ranking de transparência mostra o compromisso de cada parlamentar e dessa legislatura de reverter esse pensamento. “Alcançar o posto de Câmara mais transparente do Estado é algo para ser comemorado, pois é assim que todas as casas parlamentares devem ser. Precisamos mudar esse quadro desfavorável em relação aos políticos e mostrar que este parlamento tem este fundamento”.

 

Veja também

 

Economia do Amazonas cresceu 13,6% no Governo Bolsonaro, afirma Josué

 

Josué recebe representantes dos caminhoneiros e motoristas de aplicativos e trata sobre baixa nos preços dos combustíveis

 

Opinião compartilhada pelo vereador Gilmar Nascimento (PDT) que destaca o trabalho desenvolvido pela Câmara buscando sempre a transparência, o que faz com que as pessoas se aproximem ainda mais do parlamento. “As pessoas estão se afastando cada vez mais da política, justamente por conta dos escândalos nesse meio, e a Câmara está indo na contramão disso, mostrando que é possível fazer política com responsabilidade e transparência”, disse.

 

De acordo com o vereador Chico Preto (DC) a moção à Mesa direto é mais do que justa e destaca o trabalho feito pelo presidente Joelson Silva que vem atendendo o que para ele, é um clamor do povo brasileiro. “É algo que está em tela no Brasil e o presidente junto à mesa diretora e os vereadores tem atuado com esse compromisso. Contudo, para alcançar esta conquista é preciso de um regente, o que o presidente Joelson Silva vem fazendo com muita responsabilidade”, afirmou Chico Preto.

 

Joelson Silva destaca a moção como um trabalho conjunto, não apenas dos vereadores, mas dos servidores da Câmara que tem trabalhado todos os dias para alcançar este objetivo. “Nós nem esperávamos alcançar o primeiro lugar, almejávamos estar entre os cinco primeiros, mas para nossa surpresa alcançamos o topo da lista, graças ao esforço de toda uma equipe que trabalhou para isso como o pessoal da Diretoria Legislativa e Informática, dando uma repaginada no site deixando-o mais simples e transparente”, destalhou o presidente da CMM.

 

Ranking da Transparência

 

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público de Contas do Amazonas divulgou o ranking de transparência das Câmara Municipais do Amazonas e apontou a Casa Legislativa de Manaus como a mais transparente. A CMM saiu do 49° lugar e correspondem ao exercício de 2019, primeiro ano de gestão do atual presidente do poder legislativo, Joelson Silva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

De acordo com os dados publicados no site da instituição estadual, a CMM saiu de uma situação crítica de 12,05% em 2018, para 70,6% no ano passado, o que corresponde a quase nove meses de avanço, sob um nível considerado de mediano para próximo de elevado, de acordo com o quadro divulgado pelo MPC-AM.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.