20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
11/08/2022

Camazotz: o deus morcego da mitologia maia

Foto: Reprodução

Sucesso nos quadrinhos, no cinema e na TV, o Batman foi criado em 1939, mas muito antes dele a figura de um morcego com características humanas já era cultuada. Estamos falando do Camazotz, o deus morcego dos maias que ganhou fama nas histórias contadas pelos indígenas zapotecas de Oaxaca, no atual México.

 

As primeiras citações à divindade datam do ano 100 d.C., como parte de um ritual da tribo mexicana, mas acredita-se que o mito relacionado à criatura seja muito mais antigo. Especialistas estimam que ela tenha surgido há mais ou menos 2,5 mil anos, na verdade.

 

De acordo com a mitologia mesoamericana, o Camazotz é uma criatura que vive em cavernas, portas de entrada para o submundo, e é associado à noite, à morte e aos sacrifícios. Geralmente, ele é representado por uma figura antropomórfica com cabeça de morcego e corpo de homem, carregando uma faca em uma das mãos e um coração na outra.

 

Veja também

 

Como o Ditador romano Júlio César foi assassinado pelo senado?

 

A impressionante história do médico que dava injeções de sêmen de touro e cocaína para Hitler se sentir indestrutível

 

Esse tom sombrio que cerca o “Batman dos maias” também está representado no nome dele, formado pelas palavras da língua k’iche’ kame (morte) e sotz (morcego), ou seja, “morcego da morte”. Os quichés, que atualmente representam 11% da população da Guatemala, eram um dos estados mais poderosos na era pré-colombiana.

 

 

CAMAZOTZ NA CULTURA MAIA

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Histórias assustadoras envolvendo o deus morcego aparecem em alguns contos da civilização mesoamericana. No livro Popol Vuh, famoso registro da cultura maia, o morcego da morte surge como uma violenta criatura que ataca quem invade o submundo (Xibalba).

 

Em um dos contos, os gêmeos Hunahpu e Xbalanque, dois heróis da mitologia maia, são desafiados a passar a noite na Casa dos Morcegos (Zotzilaha) e se escondem dos animais em suas zarabatanas. Depois de algum tempo, Hunahpu sai do refúgio para verificar se a manhã havia chegado.

 

Neste momento, ele fica cara a cara com Camazotz, que estava escondido, e acaba decapitado pela figura mitológica. Conforme a lenda, a cabeça de Hunahpu é levada como um presente para outros deuses do submundo, que a usariam em um jogo de bola.

 

A criatura também é mencionada em outros contos maias, incluindo um sobre o momento em que a humanidade aprendeu a criar o fogo. Neste caso, o morcego teria intermediado um acordo entre as divindades de Xibalba e os primeiros humanos, interessados em lidar com as chamas.

 

MORCEGO VAMPIRO GIGANTE

 

(Fonte: Shutterstock)

Fotos: Reprodução

 

De acordo com o site Ancient Origins, a provável origem da lenda do Camazotz está ligada ao extinto morcego vampiro gigante (Desmodus draculae), antigamente encontrado nas Américas do Sul e Central. Um fóssil descoberto na Venezuela, em 1988, indica que ele possuía uma envergadura 30% maior do que a das espécies atuais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além das preguiças, mamutes, ursos e outros animais maiores, os humanos também podem ter sido alvo de ataques do morcego gigante, em algum momento, contribuindo para o surgimento desta e de outras lendas sobre criaturas sobrenaturais.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.