NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
Campeonato Estadual de Natação reúne atletas amazonenses no Sesi Clube
Foto: Divulgação

Competição será realizada neste sábado (31), com disputas em quatro categorias e troféus que homenageiam campeões brasileiros da natação do Amazonas.

Os principais nomes da natação amazonense se encontram neste sábado (31) para disputar o Campeonato Estadual de Categorias 2026, no Sesi Clube, em Manaus. A competição reúne atletas de diferentes faixas etárias em busca dos títulos estaduais e celebra a trajetória de grandes nomes que marcaram a história da modalidade no estado.

 

O torneio contempla as categorias Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior. Além das medalhas e dos resultados nas piscinas, os participantes disputam troféus que homenageiam atletas amazonenses que conquistaram títulos brasileiros em suas respectivas categorias.

 

Na categoria Infantil, será entregue o Troféu Alexandra Albuquerque. No Juvenil, os nadadores competem pelo Troféu Adriele Marcella. Já na categoria Júnior, a premiação leva o nome de Aristófanes Castro Neto, enquanto os atletas da Sênior disputam o Troféu Diego da Rocha Lima.

 

Veja também 

 

Copa Amazonas valoriza história do futebol local em escolinha do Santos em Manaus

 

Barezão 2027 tem oito clubes confirmados e previsão de início em janeiro

 

ESTADUAL FOI ANTECIPADO

 

Tradicionalmente realizado em dezembro, o Campeonato Estadual foi antecipado e concentrado em uma única etapa neste sábado. A mudança ocorreu devido à indisponibilidade de piscinas para a realização das provas no fim do ano.

 

Segundo o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Neto Nobre, o Sesi não disponibilizará a piscina em dezembro. Além disso, a piscina da Vila Olímpica de Manaus permanece sem raias, o que impede a realização de competições no local.

 

Diante das limitações, a Federação reorganizou o calendário para garantir a conclusão desta etapa da temporada e evitar prejuízos aos atletas. A decisão foi discutida com os 12 clubes filiados à entidade.

 

“A gente decidiu fazer em uma etapa, ser rapidinho e muito próximo da etapa anterior de categorias, que foi de julho, porque a gente está sem piscina, então ajustamos o calendário”, explicou Neto Nobre.

 

A competição busca avaliar o desempenho dos nadadores em diferentes níveis, desde os atletas das categorias de base até os mais experientes. Para o dirigente, o campeonato também representa uma oportunidade de identificar os destaques de cada faixa etária.

 

“Vamos extrair o melhor mesmo de cada atleta, ver ali quem é o melhor. No infantil, quem é o melhor, do juvenil, quem é o melhor, do sênior, a gente vai extrair os melhores. É uma competição bem divertida”, afirmou.


NACIONAL LEVA 16 ATLETAS

 

O Nacional participará do campeonato com 16 nadadores. De acordo com o treinador da equipe, André Dantas, a preparação precisou ser adaptada às mudanças no formato da competição.

 

Nas edições anteriores, o estadual costumava ser realizado em quatro etapas. Neste ano, o calendário foi reduzido para duas, sem a inclusão das provas de fundo.

 

“Geralmente, esse campeonato é realizado em quatro etapas, mas esse ano foi meio atípico, está sendo realizado em duas etapas, sem as provas de fundo, então fizemos uma preparação diferente”, destacou o treinador.

 

Apesar das alterações, a equipe mantém boas expectativas para a disputa. O objetivo é conquistar resultados expressivos e melhorar as marcas individuais dos atletas.

 

“As expectativas são as melhores, de a gente conseguir os resultados. Temos alguns atletas que estão bem posicionados para vencer suas provas e, principalmente, para melhorar seus tempos”, disse André Dantas.

 

Entre os destaques do Nacional estão Heitor Freitas Caminha, que busca nadar os 50 metros livre abaixo de 24 segundos; José Augusto Santana, com expectativa de completar os 100 metros livre em menos de 55 segundos; e Richard Lucas, que pretende registrar um tempo inferior a 2 minutos e 30 segundos nos 200 metros peito.

 

Mesmo com o encerramento desta etapa estadual, o calendário da natação ainda prevê outra competição para os atletas mais experientes. O Torneio de Velocidade está programado para o dia 28 de novembro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
 

PROGRAMAÇÃO

 

As provas do Campeonato Estadual de Categorias 2026 serão realizadas em dois períodos neste sábado (31), no Sesi Clube, em Manaus. As atividades começam às 8h30 e serão retomadas às 15h45.

 

A Federação Amazonense de Desportos Aquáticos espera uma competição de alto nível técnico e convida familiares, torcedores e admiradores da modalidade a acompanhar as disputas, prestigiar os talentos da natação local e celebrar a história do esporte no Amazonas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.