Apesar de poder afetar tanto homens quanto mulheres, o câncer de tireoide é mais comum no público feminino; saiba mais sobre a doença
Apesar de não ser tão comentado quanto o de mama, por exemplo, o câncer de tireoide é uma das doenças que mais acometem as mulheres. Por isso, é algo que exige muita atenção, prevenção e cuidados para que haja um diagnóstico precoce, se for o caso.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de tireoide é o quinto mais comum entre as mulheres, sendo cerca de três vezes mais frequente nelas do que nos homens. Apesar de, na maioria dos casos, ter um bom prognóstico, a detecção precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz.
Assim, conheça a seguir mais detalhes sobre o câncer de tireoide para conseguir reconhecer sintomas, se eles aparecerem, e ter esse diagnóstico precoce tão importante:Muitos casos de câncer de tireoide são diagnosticados acidentalmente, já que a doença pode ser silenciosa em seus estágios iniciais. No entanto, alguns sinais podem servir de alerta, como:
Veja também
Menopausa: 10 plantas que ajudam a melhorar os sintomas
Conheça benefícios do autoprazer feminino
Nódulo ou inchaço no pescoço
Rouquidão persistente
Dificuldade para engolir
Sensação de aperto na garganta
Foto: Reprodução
“O acompanhamento médico regular é essencial para identificar precocemente qualquer alteração na tireoide. Exames como a ultrassonografia da região cervical podem ser decisivos para um diagnóstico preciso”, explica o Dr. Jefferson Medeiros, especialista em Cirurgia de cabeça e pescoço.Não existe uma forma de prevenir 100% o câncer de tireoide, contudo manter um estilo de vida saudável pode reduzir as chances de doenças no geral. Assim, siga uma alimentação equilibrada e rica em iodo, faça atividades físicas e controle bem o seu estresse.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Outra dica essencial é justamente sempre ir a consultas médicas com a frequência correta ou quando aparecer algum sintoma, para não deixar passar uma doença que pode ser grave, especialmente se descoberta tarde.Além do câncer de tireoide, as mulheres devem estar atentas a outras condições de saúde, como o câncer de mama, câncer do colo do útero, osteoporose e doenças cardiovasculares. O acompanhamento médico periódico e a realização de exames preventivos são fundamentais para a manutenção da saúde.
Fonte: Alto Astral