03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
09/05/2022

Cannabis: Anvisa aprova primeiro remédio com teor de THC acima de 0,2%

Foto: Reprodução

Fitoterápico é o primeiro com THC ativo, indicado para o alívio de dores crônicas, transtornos neurocognitivos e estímulo do apetite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso e comercialização no Brasil do primeiro produto derivado de cannabis medicinal com concentração de THC acima de 0,2%. Trata-se do Extrato de?Cannabis sativa?GreenCare (160,32 mg/ml). Este é o 16º produto à base de cannabis aprovado pela Anvisa.

 

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (9/5). O fitoterápico será oferecido em forma de solução, com 20 mg/ml de canabidiol (CBD) e cerca de 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC).

 

Até então, a Anvisa aprovava apenas a comercialização de produtos com THC residual (até 0,2%). A nova regulamentação autoriza um marcador ativo, com sua função prevista.

 

Veja também

 

Maternidade Balbina Mestrinho lança campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno

 

SUS terá primeiro medicamento para casos leves de Covid

 

“A diferença nas concentrações é importante, pois possibilita alternativas terapêuticas diferenciadas para o atendimento, considerando a diversidade de indicações e perfis de pacientes”, explica o CEO da empresa, Martim Prado Mattos.

 

De acordo com a head de marketing da GreenCare, Andrea Chulam, os principais beneficiados serão os pacientes com condições que provocam dor crônica, como a fibromialgia; dores oncológicas; e transtornos neurocognitivos, como demência e Alzheimer. O composto também é indicado para estimular o apetite de pessoas com câncer e HIV.

 

“São doenças que têm urgência e não podem esperar. Quando se tem uma primeira formulação dessa no mercado, com acesso, você consegue atender mais patologias”, afirma Chulam.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A expectativa da GreenCare é que o produto fabricado na Colômbia chegue ao Brasil dentro de seis meses. A Anvisa pondera que o uso deve ser indicado pelo médico que atende o paciente, com avaliação individual de cada caso.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.