11 de Agosto de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Educação
27/06/2022

Capes divulga nomes dos membros da Comissão que vai elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação

Foto: Érico Xavier – Decon/Fapeam e Divulgação

Márcia Perales também faz parte do Conselho Superior da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os nomes dos membros da Comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), relativo ao decênio 2021-2030. A pesquisadora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) integra essa comissão, conforme Portaria Nº 113, de 24 de junho, publicada no Diário Oficial da União.

 

A Comissão tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil. Membros indicados pela Capes, membros de honra do PNPG, e representantes de entidades como a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ( Adifes), integram o grupo.

 

“Agradeço pela confiança em mim depositada. Trata-se de uma importante Comissão Nacional, que tem a imensa responsabilidade de elaborar o Plano de Pós-Graduação do Brasil para os próximos dez anos, sendo fundamental para o desenvolvimento de nosso país, sempre considerando as especificidades regionais”, comentou Márcia Perales.

 

Veja também

 

Com R$ 1 bi bloqueados, MEC perde verba para reformar escolas e para realizar o Enem

 

Bolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas do Fies

 

A Comissão será composta ainda pelos seguintes membros, nas respectivas funções: Esper Abrão Cavalheiro, como presidente; Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, como primeira vice-presidente; Helena Bonciani Nader, como segunda Vice-Presidente; Diego Menezes, Vera Beatriz Siqueira e Romildo Dias Toledo Filho, como Membros Relatores.

 

Outros participantes são Aristides Cimadon, Ben-Hur de Albuquerque e Silva, Carlos Alberto Carlotti Junior, Emília Villani, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Evaldo Ferreira Vilela, Jailson Bittencourt de Andrade, Joaquim José Soares Neto, Lucindo José Quintans Junior, Márcia Abrahão Moura, Margarida Lima Carvalho, Maria Amália Andery, Rachel Meneguello, Ricardo Hasson Sayeg, Robert Evan Verhine, Sérgio Tibiriçá Amaral e Valter Joviniano de Santana Filho.

 

Os integrantes de honra do PNPG de representação histórica são: Adalberto Luis Val, Jorge Audy, Lucia Galvão Albuquerque, Luiz Roberto Liza Curi e Rui Otávio Bernardes de Andrade. As nove entidades a seguir poderão indicar um representante para compor a Comissão, no prazo de até 15 dias após a publicação da portaria: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (abruem); Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU); Adifes; Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB); Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além dos membros citados, a Comissão contará com a colaboração de apoio técnico de servidores e colaboradores da Capes. Uma proposta do referido Plano deve ser apresentada em até 12 meses. A Portaria entra em vigor a partir do dia 1º de julho de 2022. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.