17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/04/2022

Capitólio: três meses após tragédia, turistas voltam a visitar cânions

Foto: Reprodução

A liberação das visitas náuticas parciais nos cânions do Lago de Furnas, em Capitólio, região Sul de Minas Gerais, tem alimentado a expectativa de turismo no local. A visitação foi retomada no último dia 30, quase três meses após a tragédia que matou 10 pessoas. Mesmo com a reabertura, o movimento de turistas durante o fim de semana passado, o primeiro desde a retomada, foi pequeno.

 

Embora a média de grupos visitantes tenha sido baixa, com cerca de 80 grupos por dia, o controle do número de pessoas não era feito antes do acidente. Por conta disso, não é possível fazer comparações, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Arantes Barros.

 

A expectativa é que o afluxo de pessoas aumente gradualmente nas próximas semanas, principalmente em função dos feriados prolongados de Páscoa e Tiradentes.

 

Veja também

 

Tragédia em Capitólio foi 'natural' e não há culpados, conclui polícia

 

Sobrevivente que teve pernas fraturadas em queda de cânion em Capitólio relata alívio: 'Nascemos de novo'

 

‘Movimento até que foi bom’

 

“É preciso levar em conta que muitos fatores impactam o turismo, como a situação econômica, o preço do combustível, a estação do ano… Após tanto tempo, o movimento até que foi bom para um primeiro fim de semana. Principalmente considerando que era fim de mês”, ponderou Lucas Arantes.

 

Um dos membros da diretoria da Ascatur (Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio), Vitor Vasconcelos diz que as medidas de segurança adotadas após o acidente têm sido bem aceitas pelos visitantes e por quem trabalha com turismo.

 

“Uma coisa que nos preocupava era como as novas normas de segurança seriam recebidas. Acabou que todos as receberam muito bem. Os visitantes não só estão acatando todas as regras, como continuam curtindo os passeios”, afirma Vitor.

 

De acordo com ele, a quantidade de turistas já vinha aumentando gradualmente desde fevereiro, em função das várias outras atrações turísticas da região. “Dificilmente a pessoa que passar uma semana em Capitólio conhecerá mais da metade dos nossos atrativos turísticos”, diz o membro da associação.

 

Capitólio possui outros atrativos

 

Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascente das Gerais e possui outros atrativos além dos passeios náuticos pela Represa de Furnas – que, por sua vez, também não se limita à área de cânions, onde foram identificados cinco pontos de maior risco de queda de pedras.

 

“Apenas uma única área do lago onde é possível passear de lancha estava interditada”, explicou Vitor Vasconcelos. “Mesmo assim, com as notícias, a queda no movimento chegou a 95% logo após a tragédia. Mas se compararmos o resultado de abril deste ano com o de anos anteriores, a diferença já não foi assim tão grande”, garantiu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Também é preciso diferenciar as consequências do que aconteceu no dia 8 de janeiro daquilo que várias cidades turísticas estão enfrentando”, pontuou o membro da Ascatur, citando como exemplo o impacto das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no início deste ano e, consequentemente, impactaram o turismo.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.