28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/02/2022

Carboidratos são vilões ou mocinhos da dieta? Entenda

Foto: Reprodução

Para algumas pessoas, sobretudo as que querem emagrecer, os carboidratos são considerados, praticamente, vilões da dieta. No entanto, consumir o nutriente de maneira adequada é fundamental para o bem-estar do organismo e pode, inclusive, auxiliar o processo de queima de gordura em alguns casos.

 

O nutriente é um dos principais combustíveis do corpo e é fundamental para que o organismo consiga manter todas as funções em dia. Além disso, o baixo consumo de carboidratos pode atrapalhar a realização de atividades físicas e, consequentemente, interferir negativamente no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular.

 

“Parece simples, mas ter energia na quantidade e qualidade certa para execução das sessões de treino como estão programadas é de fundamental importância. O treino de quem deseja hipertrofia deve ser intenso, deve ser forte. Os carboidratos são a melhor molécula de energia para viabilizar uma sessão de exercícios em alta intensidade”, explica o nutricionista esportivo Diogo Círico.

 

Veja também

 

Qual a função dos carboidratos e as opções mais saudáveis para a sua alimentação

 

Carboidratos do bem: 8 opções para comer sem culpa de emagrecer

 

Por outro lado, abusar dos carboidratos, principalmente os de rápida absorção – como aqueles à base de açúcar e farinha de trigo refinada – pode ser extremamente perigoso, contribuindo até mesmo para o aparecimento de doenças graves, como diabetes e obesidade.

 

“Os carboidratos são bem-vindos desde que planejados. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. Devemos organizar e entender se aquele paciente apresenta algum quadro patológico. Se for um paciente diabético, por exemplo, a recomendação é diferente de um paciente que quer apenas emagrecer”, alerta a nutricionista Isabela Zago.

 

Portanto, se você possui alguma doença específica ou mesmo se quer apenas emagrecer rápido, o ideal é consultar um profissional de nutrição, para que ele consiga calcular uma dieta saudável e compatível com a conquista do seu objetivo. Sem cortar nenhum tipo de carboidrato ou alimento que você gosta. Mas, controlando o consumo e as quantidades de tudo que se ingere.

 

Além disso, para comprovar que os carboidratos – assim como qualquer outro macronutriente – não são os vilões de uma dieta de emagrecimento, Isabela separou uma lista com exemplos saudáveis.

 

Confira as fontes de carboidrato que dificilmente vão comprometer o processo de emagrecimento:

 

Aveia;

Frutas (inteiras e não processadas);

Batata-doce;

Arroz integral;

Batata baroa (ou mandioquinha);

Pão integral;

Grãos (ervilha, feijão, grão de bico e lentilha);

Sementes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Esses carboidratos do bem são conhecidos por terem um baixo índice glicêmico e, consequentemente, uma absorção mais lenta no organismo. Isso significa que o corpo vai produzir energia de maneira gradativa e dificilmente não usará todas essas calorias. Evitando, assim, o estoque em forma de gordura. Fora isso, se você pratica atividades físicas, eles vão te dar mais energia e favorecer o gasto calórico durante o exercício. 

 

Fonte: Saúde em dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.