26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
27/10/2020

Cárie dentária: saiba como ela se forma e como evitá-La. VEJA

Foto: Reprodução

Desde pequenos ouvimos que devemos cuidar bem dos nossos dentes, ter uma boa escovação e acompanhamento com o dentista, certo? O fato é que boa parte das pessoas morrem de medo de ir ao dentista, principalmente porque pode levar um puxão de orelha do especialista.

 

A cárie dentária é um dos problemas mais frequentes em grande parte das pessoas, mesmo em pleno século 21 ela continua presente e poderia ser evitada em todos se cada um tivesse o devido cuidado com a saúde bucal. Por falar nisso, você sabe como se forma a cárie e como evitá-la? É o que descobriremos agora mesmo.

 

Veja também

 

Magro e gordo: quem é mais saudável? Não é tão simples quanto parece

 

Bumbum de ferro! Personal cria treino poderoso contra celulite. VEJA

Como se Forma a Cárie?

 


Quando alguns tipos específicos de bactérias começam a produzir um tipo de ácido e esse ácido começa a destruir o esmalte do dente, depois a dentina e o cemento. As bactérias formam o ácido a partir dos restos de alimentos e principalmente dos açúcares que ficam nos nossos dentes.

 

Dentre as bactérias responsáveis pela formação da cárie, está a Streptococcus mutans que são encontradas principalmente em crianças e podem passar de uma pessoa para outra. Quando a desintegração das camadas dos dentes é superior à formação mineral dessas camadas a cárie começa a ser formada.

 

 

Dependendo do nível em que a cárie está, o dentista pode sugerir a extração ou a restauração do dente afetado, por isso é muito importante o acompanhamento de pelo menos no intervalo de seis meses. Somente o dentista pode dar a certeza de que você está com o dente cariado, isso porque a cárie se desenvolve na parte inferior do dente, onde não conseguimos ver.

 

A cárie tem mais chances de se desenvolver na região da mastigação ou onde possua fissuras. Independente de onde esteja localizada, é importante tratar o quanto antes para evitar que algo mais grave aconteça. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que todos os adultos, em algum momento da vida, apresentem uma cárie. Apesar de uma das bactérias causadoras poder passar de pessoa para pessoa, a cárie em si não é transmissível.

 

Como Evitar?

 

Fotos: Reprodução


Para evitar que adquira a cárie dentária, alguns passos bem simples devem ser seguidos:

 

Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;


Faça avaliações regulares;


Diminua o açúcar na sua dieta;


Utilize produtos de higiene dental que possuam flúor;


Certifique-se de que a água que você bebe contenha flúor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O sorriso é o nosso cartão de visita e ninguém quer ter um sorriso feio não é mesmo? Então é muito bom tomar esses cuidados e com toda certeza seus dentes irão agradecer!

 

Tri Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.