NOTÍCIAS
Internacional
Carney e Macron criticam tarifas de Trump e defendem comércio justo
Foto: Thomas Padilla

Mark Carney e Macron reforçam parceria, criticam protecionismo dos EUA e clamam por um comércio que respeite as regras internacionais

O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, reuniu-se nesta segunda-feira (17/3) com o presidente da França, Emmanuel Macron, e destacou a importância de fortalecer os laços com “aliados confiáveis” na Europa.

 

A visita é a primeira viagem internacional de Carney desde que assumiu o cargo, em meio a tensões com os Estados Unidos devido à nova política tarifária imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

 

Durante o encontro, Macron defendeu um comércio justo, “que respeite as regras internacionais”, afirmando que essa abordagem é mais eficiente do que a adoção de tarifas protecionistas. A declaração foi uma crítica indireta à estratégia econômica do governo Trump.

 

Veja também

 

Com bloqueio de Israel, 1 milhão de crianças em Gaza enfrentam fome

 

Trump acusa Irã de organizar ataques dos Houthis e promete retaliação

 

“Acho que ambos acreditamos que o comércio justo que respeita as regras internacionais é bom para a prosperidade de todos e certamente é mais eficaz do que tarifas”, afirmou o presidente francês.

 

Carney, que tomou posse na última sexta-feira (14/3), reforçou a necessidade de fortalecer a cooperação com a Europa. “Quero garantir que a França e toda a Europa trabalhem com o Canadá, o mais europeu dos países não europeus”, declarou.

 

O premiê canadense busca apoio da França após afirmar que “não pode mais confiar” nos Estados Unidos sob a liderança de Trump. Antes, os dois países mantinham forte aliança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A postura de Macron tem sido vista como uma alternativa para o Canadá em meio às tensões com Washington. Durante o discurso de posse, Carney enfatizou que o governo não aceitará nenhuma submissão às diretrizes da administração Trump e classificou a ideia de anexação do Canadá aos EUA como uma “loucura”.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.