SUV híbrido da BYD combina motor a combustão e quatro motores elétricos, é capaz de girar no próprio eixo, flutuar na água por até 30 minutos e tem mais de mil cavalos de potência
Um carro capaz de flutuar na água. Esse é o Yangwang U8, um SUV híbrido plug-in da BYD (Build Your Dreams) que tem chamado atenção na Internet por conseguir nadar — o que, além de ser curioso, promete evitar problemas em grandes enchentes. O TechTudo foi até a China* e conheceu a novidade de perto: pudemos entrar no veículo e "navegar" em um lago. E a performance do U8 impressionou.
Apresentado em 2023, o carro trouxe propostas diferenciadas para o segmento, como a combinação de quatro motores elétricos independentes com um motor 2.0 turbo a combustão, que atua como gerador. A configuração permite outras proezas ao veículo, como girar 360° no próprio eixo. Na China, tivemos a oportunidade de fazer um test ride no U8 (estivemos no carro enquanto passageiros, não como motoristas) de cerca de 10 minutos. Veja, a seguir, como foi a experiência de andar com o U8 na água, bem como detalhes da sua ficha técnica e preço.
Veja também
Novo chip pode nos aproximar dos supercomputadores quânticos
Musk x OpenAI: a briga ficou ainda pior - e a Microsoft acabou de se envolver
VAMOS DAR UM PASSEIO DE CARRO… EM UM LAGO?
O Yangwang U8 conta com um sistema que o permite flutuar por até 30 minutos em situações de emergência, como alagamentos. Ou seja, ele não tem o propósito de funcionar também como um barco, mas de "apenas" suportar situações adversas. O carro tem cinco motores: quatro elétricos , localizados um em cada roda, e um movido a combustível, que fica na parte dianteira. A propulsão na água é feita pelos motores elétricos, que movem o SUV a até 3 km/h. A ativação é automática, acontece quando os sensores detectam imersão parcial do veículo.
A funcionalidade é viabilizada por uma carroceria selada e um sistema de controle de estabilidade, que promete manter o veículo nivelado durante a navegação. Nos nossos testes, tudo correu bem. Ao entrar na água, o carro ficou levemente inclinado para frente, que é a parte mais pesada do carro, em função do quinto motor — suponho. A inclinação, no entanto, era sutil. O carro passou ileso pela água, ainda que estivesse com águas a dois palmos da janela do carona de trás — onde eu estava.
Além de mim, o carro transportava o motorista e outros dois passeiros, totalizando quatro pessoas. Em cerca de 10 minutos de “passeio”, nadamos por um lago sem contato algum com o solo. O U8 respondeu bem aos comandos do motorista, que controlou a velocidade e direção do veículo com o pedal do acelerador e volante. Fizemos manobras para esquerda e direita, e tudo correu perfeitamente bem.
Depois do passeio, já em terra, o carro “descansou” por cerca de 10 minutos. Nesse tempo, ele expeliu muito líquido da sua carroceria. A parte interna, no entanto, pareceu estar intacta, totalmente seca. Após a pausa, o veículo voltou a entrar no lago, agora com outros jornalistas que também faziam o test ride.
DESIGN E VISUAL
O Yangwang U8 é um SUV de peso e nada discreto. Ele traz uma carroceria com linhas retas, grade frontal iluminada e faróis full LED. A traseira inclui lanternas verticais, estepe exposto e acabamento metálico em pontos estratégicos. As rodas de liga leve têm 22 polegadas e pneus de perfil alto, pensados para uso urbano e fora de estrada. O modelo tem 5,32 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3,05 metros de distância entre eixos. Um grandalhão.
No interior, o SUV adota painel de instrumentos digital de 23,6 polegadas, central multimídia OLED curva de 12,8 polegadas e uma terceira tela voltada ao passageiro dianteiro. Os ocupantes da segunda fileira contam com duas telas nos encostos dos bancos da frente e mais uma tela no console traseiro. O sistema de som é da marca Dynaudio, com 22 alto-falantes, e o teto solar panorâmico vem com revestimento interno de alcântara, que é tecido de alta tecnologia composto por poliéster e poliuretano não fibroso. O acabamento utiliza couro napa e painéis de madeira em pontos específicos da cabine.
A aventura no U8 foi rápida, o tempo não foi suficiente para atestar se o carro tem poltronas de fato confortáveis. Mas, não há como negar que o veículo é espaçoso e tem acabamentos refinados. A cor do couro das poltronas, no entanto, não me agradou muito. Ele tem um tom em terracota bem chamativo — mas, essa é uma questão particular, de gosto.
MECÂNICA E PERFORMANCE
O Yangwang U8 utiliza a plataforma e? da BYD, que incorpora quatro motores elétricos independentes, cada um com 220 kW de potência, totalizando 880 kW (1.197 cv). O motor a combustão 2.0 turbo de quatro cilindros atua exclusivamente como gerador, não está conectado diretamente às rodas, e serve para recarregar a bateria e estender a autonomia do veículo.
A tração integral com controle individual de torque em cada roda permite manobras avançadas, como o "tank turn", na qual o veículo gira 360° no próprio eixo. A suspensão ativa Disus-P ajusta automaticamente a altura do veículo em até 150 mm, o que promete fazer com que o carro adapte-se a diferentes condições de terreno e melhore o conforto e a estabilidade durante a condução.
BATERIA E AUTONOMIA DO U8
Fotos: Reprodução
O carro traz bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 49,05 kWh, cuja autonomia no modo elétrico chega a 180 km, segundo o ciclo chinês CLTC. O motor 2.0 turbo a combustão funciona como gerador e amplia o alcance para cerca de 1.000 km, sem tracionar as rodas. O sistema híbrido foi projetado para priorizar o uso dos motores elétricos, o motor a gasolina atua apenas quando necessário.
O SUV permite recarga rápida de 30% a 80% em cerca de 15 minutos, via corrente contínua (DC). Há também suporte a carregamento residencial em corrente alternada (AC). O modelo inclui tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro em fonte de energia para alimentar dispositivos externos, como eletrodomésticos, ferramentas ou outros equipamentos, em situações de lazer ou de emergência.
PREÇO DO U8 NA CHINA… E NO BRASIL?
O nome “Yangwang” significa “olhar para cima”, em chinês, e remete à proposta de sofisticação da linha. Não à toa, essa é uma marca super premium com foco em luxo e desempenho. No guarda-chuva da marca-mãe BYD, a Yangwang e seus veículos devem chegar ao Brasil, mas ainda não existe uma data oficial para essa vinda.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Na China, o BYD Yangwang U8 é vendido por aproximadamente 1.100.000 yuans, valor que equivale a cerca de R$ 770 mil na conversão direta, sem impostos. Embora ainda não exista previsão de venda oficial no Brasil, como o U8 é um dos modelos mais caros fabricados na China, ele certamente teria um preço bem salgado em solo brasileiro. Além do valor aplicado na China, seria necessário considerar todas as taxas que a fabricante pagaria para trazer o veículo — o que elevaria, facilmente, seu preço para mais de R$ 1 milhão (destaque do editor: a valor não é oficial, é apenas um especulação do time TechTudo).
Fonte: TechTudo