21 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
28/05/2022

Casal trans engravida, tem filha e elogia SUS: 'Melhor tratamento'

Foto: Reprodução

O casal trans Leonardo Oliveira, 22, e Arielly Germano, 20, mudou a rotina com o nascimento da filha, Maria Dandara, que completou um mês de vida na terça-feira (24/5) depois de ter a gestação acompanhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“A gente foi muito bem respeitado. Foi o melhor tratamento que poderia ter”, afirmou o pai ao Metrópoles.

 

A família vive no bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza (CE). O parto foi realizado no Hospital Geral Doutor César Cals, e o pré-natal, em um posto de saúde do município perto da residência do casal. Os dois, apesar de relatarem a boa experiência no SUS, reconhecem que muitas pessoas ainda sofrem transfobia durante atendimento médico nas redes pública e privada.

 

Veja também

 

Ex-participante de reality e modelo, homem trans dá à luz primeiro filho: 'quero muito estar vivo por ele'

 

Ex-reality, homem trans faz ensaio grávido e mostra fases da gestação: 'Papai está muito ansioso'

 

“RESPEITO”

 

“Eu sempre ouvi muitos relatos de problemas com tratamento no SUS, com respeito a gênero e sexualidade, mas, durante a gestação, a gente não passou por isso. Não sei se a gente deu sorte ou se realmente os profissionais estão mais bem-preparados”, ressaltou Leonardo. “A gente sentiu respeito até da população, sem comentários tortos.”

 

O casal começou a namorar em agosto de 2018, depois de se conhecer por meio do Tinder. Na época, Arielly tinha 17 anos, e Leonardo, 19. No aplicativo, ela ainda se apresentava como um adolescente do sexo masculino, mas ambos já tinham um objetivo em comum: viver toda a sua essência humana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Eu era todo boyzinho”, afirmou Arielly, ao lembrar que chamou atenção do parceiro, que, apesar de ter nascido com sexo feminino, sempre se identificou como uma pessoa do sexo oposto. “Eu me via como homem e tinha atração por homem”, disse Leonardo, que começou a sua transição aos 16 anos, tomando hormônios, sem acompanhamento médico.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.