25 de Junho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
20/06/2022

Ceará, Rio Grande do Sul , Minas Gerais e São Paulo são os campeões do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público

Foto: Reprodução

Com um grande espetáculo esportivo, coordenado pela Associação Amazonense do Ministério Público, a  sede do futebol amazonense recebeu as finais do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público, neste domingo (19). Na Arena Amazônia consagraram-se campeões os times do Ceará (Sênior), Rio Grande do Sul (Super Master), Minas Gerais (Master) e São Paulo (Força Jovem).

 

Em um jogo bastante disputado, a equipe cearense levou a melhor contra o Paraná na categoria Senior. A ACMP marcou dois gols contra 1 da equipe adversária - APMPPR. Antônio Carlos do Paraná e José Evilazio Alexandre do Ceará marcaram um gol cada no primeiro tempo. A esperança para o título saiu dos pés do camisa 15, Dr. Francisco Nildo Façanha. Placar final Ceará 2 x 1 Paraná.

 

O jogo que definiu o terceiro lugar da categoria aconteceu no campo dois, simultaneamente à disputa do título. A AMPEM e a AMPERJ disputaram na raça até os últimos segundos. Quem abriu o placar foi a equipe carioca com o camisa 5, defendida pelo Dr. Eduardo Monteiro. No segundo tempo, o Maranhão empatou com o Dr. Lindonjonson de Souza. O gol da vitória da AMPERJ ficou por conta de Rubem José Bastos, o camisa 19. Placar final Rio de Janeiro 2 x 1 Maranhão.

 

Veja também

 

Arena da Amazônia recebeu as finais do 19º Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público

 

Manaus recebe o Figueirense mirando encerrar série de empates em casa

 

O Rio Grande do Sul venceu o Maranhão por 1 a 0, consagrando-se o campeão da categoria Super Master. Quem fez o gol da vitória foi o Dr. Dawi Lopes Rodrigues, que usou a camisa 7. Na disputa pelo terceiro lugar quem se deu bem foi a equipe de São Paulo, que fez 3 a 1 contra o time Paraíba/Pernambuco. Pela equipe da APMP/SP os gols foram marcados por Marcelo Freire e Marcelo Orlando. O terceiro saiu de um gol contra marcado pelo camisa 10 do time adversário. Pela Paraíba/Pernambuco quem marcou foi o Dr. Muni Azevedo.

 

Na categoria Master, o título ficou com o time de Minas Gerais - que venceu o Paraná nos pênaltis. No tempo normal, o Paraná estava com 3 a 2, quando o Dr. Guilherme Roedel deixou tudo igual com um gol de falta. Nos pênaltis, William Garcia, Henrique Otero e Marcelo Fernandes marcaram para o time mineiro. Para o Paraná marcaram Gustavo Bravo e Francisco de Carvalho.

 

Na disputa do terceiro lugar, o time Maranhão levou a melhor. A equipe venceu por 3 a 2 o time do Ceará nos pênaltis. Para o Maranhão marcaram Denys Lima, Felipe Augusto e Crystian Gonzales. Para o Ceará marcaram Rodrigo Manso e Wander de Almeida.

 

Na categoria Força Livre, São Paulo e Mato Grosso do Sul se enfrentaram na última final do torneio. Quem levou a melhor foi a equipe paulista com gols de Rafaele de Filippo, no primeiro tempo, e de Marcos Vieira no segundo. Já o Mato Grosso marcou apenas um gol com Allan Carlos.

 

No terceiro lugar, Minas Gerais e Goiás se enfrentaram sob o sol manauara. O primeiro tempo terminou em 0 a 0. No segundo tempo da partida, a equipe goiana levou a melhor e fez um gol com Márcio Vieira, fechando o placar final.

 

 

PREMIAÇÃO

 

O momento da premiação foi um dos mais especiais das finais da competição. A Associação Amazonense do Ministério Público entregou medalhas aos campeões, aos vice-campeões e para os times das associações que ficaram em terceiro lugar, de cada categoria. Nesta edição, foram escolhidos ainda o goleiro menos vazado de cada categoria, o melhor jogador de cada categoria e o artilheiro do torneio.

 

"Chegamos no último dia do evento que é a concretização de um sonho e fechamos com chave de ouro. O nível de alegria e satisfação é muito grande, mas o maior sentimento é de gratidão. Gratidão à equipe da AAMP, que está nessa batalha desde o primeiro momento. Gratidão também ao Governo do Amazonas, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a Secretaria de Cultura (SEC), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e todos os nossos patrocinadores. Então, eu acho que o XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público termina como começou: em grande estilo. Um sentimento de alegria de amor muito grande ao esporte, à vida. O Amazonas mostra que é capaz de sediar grandes eventos como esse", destacou Samartin.

 

O evento esportivo contou ainda com o apoio da Multimarcas Consórcios; Latam; Gol; Azul; Federaçao da Indústria Amazonense (Fieam), do Sesi; Águas de Manaus; Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus); Faber Castell, Saúde Atende; Sicredi; Softplan, Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), MAG Seguros, Santa Cláudia, TV Encontro das Águas e JSK Burgers.

 

O presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias, esteve presente durante os jogos das finais do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. Ele ressaltou a importância da competição para o Estado do Amazonas.

 

"Estamos muito felizes de receber um evento dessa magnitude. O Amazonas só ganhou recebendo todas as delegações, que abrilhantaram com esse show esportivo. Quero parabenizar a Associação Amazonense do Ministério Público pelo grande torneio", destacou.

 

 

HOMENAGEM

 

A Associação Amazonense do Ministério Público, por meio do Promotor Alessandro Samartin de Gouveia, homenageou o irmão do Promotor de Justiça aposentado e controlador-geral do Amazonas, Otávio de Souza Gomes, o senhor Ovídio de Souza Gomes. Torcedor fervoroso da equipe amazonense, ele sempre acompanhou a delegação do Amazonas em todos os torneios.

 

"O Ovídio é uma pessoa incrível, especial e que acompanha sempre a delegação do Amazonas que nós fomos. Ele anima a torcida e está sempre conosco. Nós resolvemos prestar essa homenagem, com aval da Conamp, principalmente, nesse momento que o Amazonas recebe o torneio nacional. Então a gente está muito feliz, acho que é uma justa homenagem e que só engrandece o torneio pela importância que o Olívio tem para a nossa torcida, e para o Amazonas".

 

Fotos: Reprodução

 

ARBITRAGEM PROFISSIONAL

 

A arbitragem do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público é feita pela Liga de Árbitros do Amazonas (@aafamreferee2021). De acordo com o presidente da AAMP, Promotor Alesaandro Samartin de Gouveia, os árbitros acabam sendo educadores dos atletas, por meio da aplicação da regra, que é parte importantíssima do jogo. Disciplina, respeito às decisões e conscientização sobre o papel dos atores de uma partida também são valores que a boa arbitragem reforça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Com certeza Manaus e a Associação Amazonense do Ministério Público escreveram seus nomes na história dessa competição, que tem sido muito elogiada graças ao empenho de toda a equipe, as meninas da AAMP e todas as pessoas que carregam o emblema da associação e que contribuíram dando o seu sangue para que esse evento acontecesse na forma magnífica que tem ocorrido", finalizou Samartin. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.