01 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
29/03/2023

Centrão Bolsonarista duvida de prisão do ex-presidente, mas aposta em inelegibilidade; Michelle não é opção

Foto: Reprodução

Grupo, que comandou a área política do governo anterior, vê Tarcísio de Freitas como primeira opção para a disputa de 2026.

A parte bolsonarista do Centrão que comanda o PP e alas do PL apostam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve voltar ao Brasil nesta quinta-feira (30), não deve ser preso, apesar da série de investigações da qual é alvo.

 

Segundo um dos principais caciques do grupo ouvido pelo blog, a avaliação do grupo é de que uma eventual prisão tornaria o presidente "um mártir", o que poderia elevar o seu capital político. "Mais fácil derrotar ele por conta da rejeição", diz.

 

Essa análise é compartilhada até por setores do PT, do governo Lula.

 

Veja também

 

Comitiva de Bento Albuquerque voltou da Arábia Saudita com três malas de presentes para Bolsonaro, mostra documento

 

Deputado do PT apresenta pedido para CPI da Lava Jato

O centrão bolsonarista avalia, entretanto, que as chances de Bolsonaro se tornar inelegível são maiores. Isso porque o ex-presidente enfrenta 16 processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, caso seja condenado em alguma das ações, a consequência pode ser a inelegibilidade por um prazo de oito anos - tanto em eleições presidenciais quanto municipais.

 

Oito das ações foram propostas pelo Partido dos Trabalhadores, seis pelo PDT e dois pela ex-candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil). Dentre as acusações está o questionamento de Bolsonaro sobre a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro.

 

Caso Bolsonaro se torne inelegível, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve ser a primeira opção da ala bolsonarista para concorrer como presidente nas eleições de 2026. Tarcisio, que é ex-ministro de Bolsonaro, é citado por bolsonaristas pragmáticos como o principal nome que pode unificar a direita moderada.

 

Às vésperas do primeiro turno, ministros do governo Bolsonaro chegaram a citar, além de Tarcisio, o nome de Campos Neto como potencial candidato do campo bolsonarista se o ex-presidente fosse reeleito.

 

Como o blog publicou em maio de 2022, o centrão dizia que Campos Neto poderia substituir Paulo Guedes na Fazenda num segundo mandato de Bolsonaro e, assim, se preparar para uma eventual disputa presidencial em 2026.

 

Hoje, com a derrota de Bolsonaro e os ataques de Lula e do PT a Campos Neto, esses mesmos políticos do centrão avaliam que Campos Neto não teria chances, pois, "população não vota em banqueiro", e ele ficará carimbado como o presidente do BC que não diminuiu os juros. Campos Neto já disse mais de uma vez que rechaça qualquer disputa eleitoral.

 

Quanto à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a expectativa no centrão é a de que ela se lance como senadora em 2026 - assim como o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O próprio presidente do PP, Ciro Nogueira, disse ao Estudio i, na GloboNews, que não vê espaço para Michelle em 2026 disputar uma presidência. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.