NOTÍCIAS
Educação
Ceti João dos Santos Braga une bilinguismo, geometria e culinária em evento pedagógico
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Feira de Gastronomia Bilíngue contou com a participação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da unidade de ensino

A 2ª edição da Feira de Gastronomia Bilíngue do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, zona norte de Manaus, aconteceu nesta sexta-feira (30/05) com outro idioma além do português. Por meio da disciplina “Bilíngue-Matemática”, os estudantes de 3ª série do Ensino Médio da unidade aplicaram a geometria plana e a fluência em espanhol enquanto ferramentas pedagógicas para uma apresentação culinária. A escola é bilíngue na modalidade português-espanhol.

 

Poliedros, tetraedros, quadrados, prismas retangulares, corpos redondos. Todos foram formas geométricas produzidas pelos estudantes no empratamento das comidas servidas na feira, que tinham sido preparadas pelos próprios discentes. Por fim, os alunos também apresentaram, em espanhol, o passo a passo das receitas seguidas para o preparo das comidas.

 

De acordo com a professora-idealizadora da atividade, Eduarda Barros, que leciona a disciplina de Língua Espanhola, o objetivo da atividade é promover a apropriação, por parte dos estudantes, dos conhecimentos obtidos na rotina escolar do Ceti João dos Santos Braga.

 

Veja também

 

Secretaria de Educação inicia segunda mobilização para o Provão Eletrônico na capital

 

Alunos da EE Rofram Bechior brilham durante apresentações culturais em valorização à cultura indígena

 

“É uma espécie de revisão. Os alunos estão exercitando o que aprendem em sala de aula, mas com um acréscimo, que é o de praticar uma segunda língua. A interdisciplinaridade que costumamos adotar aqui na escola permite isso”, ressaltou Eduarda.

 

Para os alunos da 3ª série, além da disciplina “Bilíngue-matemática”, também faz parte da rotina as matérias “Bilíngue-linguagem” e “Bilíngue-ciências”.

 

INICIATIVAS PLURAIS

 

 

Na abertura oficial da 2ª edição da Feira de Gastronomia Bilíngue da unidade de ensino, os holofotes estiveram com os outros projetos pedagógicos desenvolvidos na escola e que têm o bilinguismo enquanto caminho.

 

Apresentações de dança, música, cenografias e até de maquiagens foram feitas a partir de temáticas de países hispânicos. De acordo com a gestora do Ceti, Ida Laura Santos, a pluralidade de projetos pedagógicos com esse tema é proposital.

 

“Eles chegam a ter até dez aulas de Língua Espanhola por semana, então eles precisam praticar. Essa modalidade de ensino é muito potente, porque possibilita a fluência em um outro idioma”, destacou a diretora da escola, que atende, no momento, mais de 960 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

 

Já para a aluna Jordana Oliveira, 17, que participou da Feira de Gastronomia Bilíngue, o melhor dessas atividades é, para além das revisões absorvidas, também uma oportunidade de construir boas memórias com seus colegas de classe.

 

Fotos:  Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

 

“Foi muito divertido todo o processo de organização da feira. São momentos como esse que ficarão marcados em toda nossa vida. É muito gratificante poder ter acesso a isso”, compartilhou Jordana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Encerrada a participação do Ensino Médio na Feira de Gastronomia Bilíngue, o Ensino Fundamental II agora se prepara para a sua própria edição da atividade. A iniciativa protagonizada agora pelas crianças está prevista para os próximos meses.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.