27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/06/2022

Cheiro forte pode indicar câncer de colo de útero. Saiba outros sinais

Foto: Reprodução

O câncer do colo de útero é um dos tumores malignos mais frequentes na população feminina. Apesar de os tratamentos terem boas chances de êxito, esse tipo de câncer corresponde à quarta causa de mortes de mulheres por neoplasias no Brasil.

 

A letalidade do câncer de colo de útero costuma estar relacionada ao diagnóstico tardio, por isso é importante realizar exames periódicos e estar atenta aos sinais do corpo para eventuais investigações de sintomas.

 

Entre os sinais que podem indicar esse tipo de câncer, estão alterações na secreção vaginal. Mudanças na cor, textura e consistência devem ser observadas.

 

Veja também

 

O que a história de fracasso do viagra feminino ensina sobre a sexualidade das mulheres

 

Aprenda a despertar o seu clitóris para ter muito mais prazer no sexo

 

De acordo com especialistas do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, corrimento com cheiro muito ruim e dores pélvicas devem ser investigados com uma consulta ao ginecologista.

 

Saiba outros sintomas da doença em mulheres:

 

sangramento vaginal anormal;

dores ou desconforto durante as relações sexuais;

Dores abdominais;

Dores ao urinar.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de casos da doença em 2020 foi de 16.710 mulheres, registrando 6.627 mortes.

 

DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

 

Entre fatores que aumentam o risco de câncer do colo de útero, estão tabagismo, início precoce da vida sexual, ter múltiplos parceiros sexuais e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

 

Cabe lembrar que o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o HPV – principal causa de câncer de colo de útero -, como forma de prevenção contra alguns tipos do vírus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O câncer de colo do útero pode afetar mulheres de todas as idades, embora seja mais raro em mulheres de até 25 anos. Para detecção da doença é necessário a consulta com ginecologista e a realização do exame papanicolau em mulheres que já iniciaram a vida sexual.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.