25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/01/2022

China diz que afastou navio de guerra americano no Mar do Sul da China; EUA negam

Foto: Reuters

O navio de guerra USS Benfold, dos Estados Unidos, no Mar das Filipinas em 14 de junho de 2018

As Forças Armadas da China dizem ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China.

 

O anúncio foi feito na na quinta-feira (20), mas a Marinha dos EUA nega que o USS Benfold (foto acima) tenha saído da rota por causa do alerta chinês.

 

O Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular, da China, afirmou que a embarcação de guerra entrou "ilegalmente" em águas territoriais chinesas sem permissão, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.

 

Veja também

 

Rússia exige retirada das tropas da Otan da Romênia e da Bulgária

 

Após relatório, Papa promete justiça a vítimas de abusos

 

"Exigimos solenemente que os EUA parem imediatamente com tais ações de provocação, senão serão responsáveis pelas consequências sérias de eventos imprevisíveis", afirmou o comando chinês.

 

Versão dos EUA

 

"A nota da República Popular da China sobre essa missão é falsa", afirmou Mark Langford, porta-voz da 7ª Frota,, em um comunicado. A 7ª Frota é parte da Marinha dos EUA no Oceano Pacífico.

 

Apesar de a Marinha americana negar que o USS Benfold se afastou por conta do alerta, ela deu a entender que o navio estava operando na área, dizendo que a missão refletia o comprometimento do país para defender a liberdade de navegação no Mar do Sul da China.

 

O navio militar estava conduzindo o que os EUA chamam de uma "operação de liberdade de navegação", que estava "de acordo com leis internacionais". Segundo o país, o navio então "continuou conduzindo operações normais em águas internacionais".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Marinha dos EUA conduz frequentemente missões do tipo no Mar do Sul da China, área que é disputada por vários países, para desafiar as reivindicações territoriais chinesas.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.