15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
19/04/2024

Chuva de meteoros Líridas: saiba como observar o fenômeno

Foto: Reprodução

Ativa de 16 a 25 de abril, a chuva de meteoros Líridas atinge o pico entre domingo (21) e segunda-feira (22)

Considerada por muitos a primeira das principais chuvas de meteoros que acontecem todos os anos, Líridas está ativa desde terça-feira (16) e tem previsão de acabar no dia 25, com máxima esperada para domingo (21) e segunda-feira (22). É na noite entre esses dois dias que as chances de se ver rastros de luz no céu são maiores.

 

Essa é a primeira chuva de meteoros a ocorrer depois da “seca” que se dá após a Quadrântidas, que tem máxima em 3 de janeiro. E é por encerrar esse período e também pelo fato de a chuva Quadrântidas praticamente não ser visível do Brasil que, para muitos, Líridas é considerada a primeira das grandes chuvas de meteoros do ano.

 

No entanto, como neste ano o pico do evento será em plena lua cheia, as condições de observação não são tão favoráveis, já que o céu deve estar muito iluminado.

  

Veja também 

 

Nem a Grande Muralha da China, nem as pirâmides do Egito: esta é a única construção humana que pode ser vista do espaço

 

156 trilhões de FPS: como funciona a câmera mais rápida do mundo?

 

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, a Líridas é a mais antiga chuva de meteoros conhecida, sendo relatada há mais de 2,7 mil anos pelos chineses.

 

Ela ocorre quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo Cometa C/1861 G1 – Thatcher. Para nós, brasileiros, ela não é uma chuva tão intensa. “Por aqui, teremos algo entre 7 e 15 meteoros por hora, mas apenas em locais escuros, afastados dos grandes centros urbanos. Ainda assim, é uma boa oportunidade para encerrar a ‘abstinência’ dos observadores de meteoros”.

 

Lyridshower cometa thatcher

 Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Zurita ressalta que uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. “Pode ser observada por qualquer pessoa que tenha uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu. Não precisa de telescópios, câmeras nem qualquer equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu”. 

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.