Capital entra em estado de atenção após temporais provocarem deslizamentos, desabamentos e alagamentos em várias zonas da cidade
Manaus entrou em estado de atenção nesta última quarta-feira (21) após ser atingida por fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos e descargas elétricas. Em apenas 24 horas, a capital amazonense registrou cerca de 70% de toda a média histórica de chuva prevista para o mês de janeiro, cenário que acendeu o alerta dos órgãos de proteção e defesa civil.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, somente neste dia foram atendidas 17 ocorrências em diferentes regiões da cidade, envolvendo deslizamentos de terra, desabamentos de estruturas, infiltrações em residências, alagamentos e problemas em bueiros, situações que colocaram moradores em risco e exigiram resposta imediata do poder público.
As demandas foram registradas por meio do Disque 199, canal que funciona 24 horas no Centro de Cooperação da Cidade. Assim que os chamados chegaram, equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Semseg, foram mobilizadas para atuar nas áreas afetadas.
Veja também

Banco Central decreta liquidação do Will Bank, que tinha famosos em campanhas publicitárias
Amazonas alcançou a menor taxa de feminicídio do país, em 2025, aponta Ministério da Justiça
Entre as ocorrências mais frequentes, os deslizamentos de terra lideraram os atendimentos, com oito registros no total. Também foram contabilizados dois desabamentos, duas infiltrações, dois bueiros abertos, um risco iminente de desabamento, uma alagação e outra ocorrência relacionada a problemas em bueiros.
A zona Norte concentrou o maior número de chamados, somando cinco deslizamentos, dois desabamentos, duas infiltrações, um bueiro aberto e um risco de desabamento. Na zona Leste, foram registrados três deslizamentos, uma alagação e um bueiro aberto. Já a zona Sul teve uma ocorrência relacionada a bueiro.
Entre os casos mais graves, um deslizamento de terra no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, destruiu completamente a casa de um morador. Durante o incidente, uma mulher grávida de sete meses sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento. Em outra ocorrência, na rua Paraibano, comunidade Braga Mendes, no bairro Cidade de Deus, parte do muro de uma residência cedeu e atingiu a cozinha e a sala de um imóvel vizinho. Apesar do susto, não houve feridos.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que o bairro União foi o mais atingido, com 84 milímetros de chuva registrados em poucas horas. Em seguida aparecem Redenção (63 mm), Santa Luzia (62 mm), Puraquequara (31 mm) e Santa Etelvina (29 mm).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Já segundo o Climatempo, Manaus acumulou até esta quarta-feira 217 milímetros de chuva em janeiro, de uma média histórica esperada de 309 milímetros. A previsão indica que o volume pode aumentar ainda mais, com até 120 milímetros adicionais previstos até o fim do dia, o que mantém o cenário de risco elevado.
Diante da continuidade das chuvas e do solo encharcado, a Prefeitura de Manaus reforçou o alerta à população, orientando que moradores de áreas de risco redobrem os cuidados, evitem locais suscetíveis a deslizamentos e acionem imediatamente a Defesa Civil em caso de emergência.