25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/02/2020

Chuvas provocam caos em São Paulo e afetam mobilidade na capital

Foto: Divulgação

Chuva em São Paulo

A capital paulista amanheceu sofrendo as consequências do temporal que caiu na região ao longo da madrugada desta segunda-feira (10) e seguem nesta manhã.

 

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), 56 pontos de alagamentos estão sendo registrados em São Paulo, sendo 51 deles intransitáveis.

 

Até o momento, o Corpo de Bombeiros registrou 281 chamados relacionados às águas até as 9h, incluindo, pelo menos, 24 deslizamentos, 36 desabamento e 47 quedas de árvores. A previsão é que o tempo siga nublado e com chuvas ao longo de toda manhã e tarde, com chuviscos à noite.

 

Veja também 

 

Deltan Dallagnol move ação contra ator Zé de Abreu por danos morais

 

Bolsonaro defende corte de verba para proteção das mulheres

 

As precipitações afetaram bastante a mobilidade do paulistano. Há registro de veículos parados na Avenida Bandeirantes desde as 5h30, enquanto as Marginais Pinheiros e Tietê seguem parcialmente interditadas, bem como a Avenida Roberto Marinho e a Avenida Mofarrej. De acordo com informações da CET, os guinchos já estão em algumas destas localidades para realizar a retiradas dos veículos que pararam nos alagamentos.

 

 

De acordo com o gerente de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito pesado chega a 84 km, 50% acima da média para o horário, de 56 km, e o rodízio foi suspenso para automóveis e parcialmente para caminhões.


Já os aeroportos da cidade operam normalmente com a ajuda de instrumentos, tanto Congonhas quanto Cumbica. Até o momento, apenas dois voos, da Azul, foram cancelados. No mais, decolagens e chegadas acontecem sem maiores problemas.
 

Alguns trens da CPTM tiveram as operações afetadas; após interrupção no início da manhã, o serviço na Linha 8 (Diamante) já funcionava normalmente por volta das 09h. Já a Linha 9 (Esmeralda), que apresentava paralisação entre as estações Grajaú e Santo Amaro, seguia com operação parcial até às 10h. Por fim, a Linha 7 (Rubi) está com velocidade reduzida entre as estações Jaraguá e Vila Aurora devido a um acidente na linha, após o pantógrafo de uma das composições enroscar na rede aérea e danificar alguns fios.

 

chuvas monitoramento


Também foram registradas 47 quedas de árvore na capital paulista, incluindo na Avenida Rebouças, próximo ao Hospital das Clínicas, afetando a circulação de carros e ônibus na área. Os bombeiros também tiveram que fazer o resgate de um morador no bairro do Bom Retiro e atender a 36 ocorrências de desabamentos.

 

Segundo informações da CGE, dados do início da manhã, por volta das 08h30, havia três regiões de São Paulo em estado de alerta e uma com risco de transbordamento, enquanto 100% das demais seguem em estado de atenção. Até o momento, algumas localidades, a exemplo de parte dos bairros da Lapa e do Butantã, acabaram ficando sem energia elétrica, também por ocorrências relacionadas às chuva.

 

No momento, devido a condições de visibilidade, os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos operam com ajuda de instrumentos. Na Ceagesp, há registro de perda de alimentos que seriam comercializados hoje e as atividades devem seguir suspensas ao longo de todo o dia.

 

chuvas carros alagamento

 

De acordo com a meteorologia, o dia deve seguir chuvoso ao longo de todo o dia e as águas ainda devem demorar algumas horas para baixar; a temperatura deve variar entre 24ºC e 18ºC até a terça-feira (11), quando a frente fria deve ser levada para o litoral fluminense.

 

Em publicação, o governador de São Paulo, João Doria , lamentou os estragos causados pelas chuvas desta noite e pediu que população "evite áreas de risco". Já o Tribunal de Justiça de São Paulo informou que as atividades desta segunda-feira (10) estão suspensas devido às fortes chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada e manhã. De acordo com a Prefeitura, choveu metade do esperado para o mês de fevereiro em três horas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os pontos de alagamentos na cidade também forçaram mudanças nos trajetos de algumas linhas de ônibus. Levantamento aponta que existem vias que não estão recebendo os veículos de transporte público nesta segunda. São eles: Av. das Nações Unidas, Av. Marquês de São Vicente, Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. Prof Francisco Morato, Av. Pres Castelo Branco, Av. Santos Dumont (Bom Retiro), Av. Nossa Senhora do Ó, Av. Braz Leme, Av. Giovanni Gronchi, Av. Interlagos, Av. Santo Amaro, Av. Miguel Estefno e Av. 11 de Junho.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.