NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Ciclone e calor intensificam chuvas e colocam quase todo o Brasil em alerta nesta quinta-feira
Foto: Divulgação

Temporais, ventos fortes e risco de alagamentos atingem várias regiões do país, com maior preocupação no litoral do Sudeste

A atuação de um ciclone no Atlântico Sul, combinada com altas temperaturas, deve provocar instabilidade climática, chuvas fortes e rajadas de vento em grande parte do Brasil nesta quinta-feira (12). As condições mais severas são esperadas principalmente nas áreas litorâneas.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuva intensa para praticamente todas as regiões do país. Os avisos mais críticos abrangem o litoral norte do estado de São Paulo, a capital São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro, onde há alerta máximo para acumulados elevados de precipitação.

 

Nessas áreas, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros em apenas 24 horas, o que aumenta o risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, especialmente em locais já considerados vulneráveis.

 

Veja também 

 

Manaus sedia plenária regional do Sinpaf para debater direitos trabalhistas e desafios climáticos

 

Mudanças climáticas nos oceanos preocupam cientistas e ameaçam ecossistemas

PREVISÃO POR REGIÃO

 

No Sudeste, a formação de chuvas intensas é favorecida pela combinação de umidade vinda do oceano, correntes de umidade da Amazônia e o aquecimento da faixa costeira.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão indica céu com muitas nuvens durante a manhã e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 22°C e 28°C. Já na capital paulista, o clima segue semelhante, com termômetros entre 17°C e 23°C.

 

Na Região Sul, o tempo também permanece instável, com expectativa de volumes expressivos de chuva. Em Curitiba, o céu deve ficar encoberto durante a manhã, com possibilidade de garoa, e pancadas de chuva previstas para a tarde e a noite. As temperaturas devem oscilar entre 15°C e 22°C.

 

No Centro-Oeste, o maior alerta é para o estado de Mato Grosso do Sul, onde há possibilidade de queda de granizo. O fenômeno ocorre devido à atuação de um cavado área de instabilidade que favorece a rápida ascensão do ar e a formação de nuvens carregadas. Para a região, o Inmet emitiu alertas de perigo potencial e perigo para chuvas intensas.

 

Já no Norte, a instabilidade segue influenciada pela dinâmica atmosférica da região e pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por favorecer a formação de nuvens carregadas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Estados como Amapá, Pará e Maranhão também devem enfrentar chuvas intensas ao longo do dia. Em Belém, a previsão aponta céu encoberto com temporais principalmente no período da tarde e da noite, com temperaturas entre 24°C e 29°C. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.