28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
03/03/2021

Cientistas comprovam furacão espacial acima do Polo Norte

Foto: Reprodução

Ilustração em 3D do fenômeno, gerada a partir de dados de satélites.

Cientistas da Universidade de Shandong, China, confirmaram a existência de um furacão na alta atmosfera do Polo Norte.

 

Diferentemente de ciclones que eventualmente são constatados na Terra, o fenômeno espacial era composto por plasma e liberava elétrons em vez de água.

 

A descoberta aconteceu após a equipe reanalisar dados coletados por satélites e radares meteorológicos em agosto de 2014.

 

Veja também

 

Geólogos encontram fragmentos de gigante rocha espacial na Suécia

 

Furacão espacial com 965 km de largura é flagrado acima da Terra pela 1ª vez

 

As informações da pesquisa “A space hurricane over the Earth’s polar ionosphere”, publicada na revista Nature Communications, mostraram uma massa de plasma de aproximadamente mil quilômetros na região. Ela foi gerada durante um período de baixa atividade geomagnética e sua ocorrência apresentava movimentos espirais, com duração de 8 horas.

 

“Até agora, era incerto que furacões espaciais de plasma existissem, então provar isso com uma observação tão impressionante foi incrível”, disse Mike Lockwood, autor do estudo em comunicado da Universidade de Reading (Inglaterra).

 

Ilustração em 3D do fenômeno, gerada a partir de dados de satélites

Foto: Reprodução

 

A emissão das partículas pode ocasionar problemas para satélites e astronautas. Logo, a descoberta e o desenvolvimento da área de estudo podem ajudar cientistas a chegar a uma compreensão mais profunda do clima espacial e de como ele pode impactar sistemas confiáveis, como os de navegação e comunicação.

 

O furacão foi gerado por uma “transferência extraordinariamente grande e rápida de energia solar e de partículas carregadas para a atmosfera superior da Terra”, apontou o pesquisador. A equipe concluiu que o processo também pode ser importante para a revelar a interação entre os ventos interestelares e outros sistemas solares em todo o Universo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Essa situação também sugere que o fenômeno pode ser comum na atmosfera de outros planetas e luas que tenham campos magnéticos e plasma. Isso seria resultado de um estado de matéria no qual um gás ficaria tão quente que seus átomos seriam divididos em elétrons e íons, gerando um movimento independente e facilmente influenciado por forças como impulso e atração magnética.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.