25 de Junho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Saúde
22/06/2022

Cientistas criam tatuagem temporária que monitora a pressão sanguínea

Foto: Reprodução

Linhas de grafeno quase invisíveis usam pequenos sinais elétricos para medir a variação da pressão sem que o paciente perceba

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de tatuagem temporária de grafeno que dura semanas e é capaz de aferir a pressão sanguínea do paciente. A ideia é que o indivíduo nem sinta que está sendo monitorado ao longo do dia e da noite.

 

O produto é composto de 12 linhas quase invisíveis que ficam posicionadas em duas fileiras em cima das duas maiores artérias do antebraço. Uma das marcas que fica na ponta manda um pequeno sinal elétrico para dentro do braço, e as outras captam como ele muda até chegar do outro lado. Essa medida pode mostrar a pressão sanguínea.

 

Os resultados precisam ser avaliados por um dispositivo que é conectado à tatuagem por um fio e eletrodos. O objetivo dos cientistas é adaptar o protótipo para que ele se comunique por wi-fi, ou envie os dados para um smartwatch que fique posicionado sobre ele.

 

Veja também

 

Cientistas estudam efeitos do gás do riso no alívio de dores crônicas

 

Cientistas descobrem molécula que diminui a fome depois do exercício

 

O time testou a tatuagem em seis pacientes, que passaram por horas de trabalho em escritório e caminhada normal, além de exercícios leves. O produto funciona até debaixo de água gelada. O dispositivo também trabalhou durante a noite, e não atrapalhou o sono de nenhum dos participantes.

 

“A tatuagem de grafeno não pesa, e é quase invisível. Você coloca e esquece”, afirma o pesquisador Deji Akinwande, um dos autores do estudo, à New Scientist.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Segundo os cientistas, os resultados são comparáveis com os aferidos por equipamentos profissionais. O interessante do dispositivo é que ele é capaz de aferir a pressão durante todo o dia e noite, chegando a um número mais confiável do que o encontrado em uma medição normal, que só leva em consideração a pressão sanguínea do indivíduo no momento do teste. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.