26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/02/2020

CMM começa a compartilhar os benefícios do sistema Interlegis com as câmaras do interior do Estado

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) começou a compartilhar os benefícios do programa Interlegis – que visa agilizar a tramitação de todos os processos legislativos e administrativos – com as câmaras localizadas no interior do Estado do Amazonas.

 

As primeiras informações sobre o sistema foram repassadas pessoalmente nesta quarta-feira (19) pelo presidente da casa, Joelson Silva (PSDB), ao chefe do legislativo de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), Gleidson Serrão (Solidariedade).

 

O novo sistema começou a ser implantado no segundo semestre do ano passado na CMM. Entre os benefícios gerados estão a substituição gradativa dos documentos físicos por digitais, redução de despesas com papeis e um maior acompanhamento, por parte da população, das informações sobre tramitação de projetos de leis, indicações, requerimentos, entre outros.

 

Veja também

 

Estado do Amazonas fecha último quadrimestre de 2019 com ampla recuperação fiscal e queda nas despesas


Governo do Amazonas instala Gabinete de Crise para se antecipar a possíveis conflitos decorrentes do combate do Estado ao tráfico de drogas

 

De acordo com Joelson Silva, o objetivo é dar maior economia e garantir a aplicação dos princípios da publicidade e da eficiência na gestão pública.

 

“Falamos de um sistema moderno, que acaba tirando da Câmara o gasto que geralmente tem, para fazer o processo de digitalização e até para informatizar os processos legislativos. Estamos implantando o Interlegis e vamos compartilhar com as câmaras de todo o estado que quiserem também usufruir desse benefício, pois nos é concedido pelo Senado Federal de forma gratuita. O Senado tem interesse que haja esse compartilhamento, o próprio presidente Davi Alcolumbre (DEM) deixou claro isso”, ressaltou Joelson Silva.

 

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal, e de promoção da maior transparência e interação desse poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas e os legisladores, e entre o poder legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

 

Adesão maior

 

Foto: Robervaldo Rocha / Dircom / CMM

 

Mesmo ciente dos problemas encontrados em alguns municípios em termos de internet, Joelson Silva acredita que muitos deles, a exemplo de Barcelos, também irão aderir ao novo sistema.

 

“Onde tivermos a oportunidade de compartilhar, com certeza iremos fazer, para que essas câmaras estejam linkadas de alguma forma com o Senado Federal, e possam obter essa expertise que é o Interlegis”, frisou Joelson Silva.

 

Segunda vez

 

Gleidson Serrão visitou a CMM pela segunda vez em menos de um ano. Além de conhecer as instalações da casa, o vereador falou na tribuna sobre a interação em torno do interlegis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.  

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Estamos aqui para conhecer o funcionamento desse sistema e levá-lo até o nosso município. Essa parceria é de fundamental importância para Barcelos. é uma oportunidade produtiva”, destacou o presidente, que aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva, que será realizado no próximo fim de semana em Barcelos.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.