19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
17/03/2023

CNJ decide investigar desembargador por suspeita de venda de sentenças ao tráfico

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu uma reclamação disciplinar contra o desembargador Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), em Brasília. Ele e o filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, estão no centro de uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre um esquema de venda de sentenças ao narcotráfico.

 

A decisão do CNJ foi tomada depois que endereços ligados ao desembargador foram vasculhados pela PF na Operação Habeas Pater. Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

A investigação na esfera administrativa foi proposta pelo ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça, para quem é preciso investigar 'se as imputações feitas ao desembargador Cândido Ribeiro têm efetivo reflexo em sua atuação, a macular o previsto na Constituição Federal, na Loman e no regramento traçado por este Conselho'.

 

Veja também 

 

BNDES bloqueia financiamento de ruralistas notificados por desmatamento com uso de ferramenta por satélite

 

Polícia Federal prende golpista que pichou perdeu, mané na estátua do STF e homem que roubou bola de Neymar

O ministro viu indícios dos crimes de corrupção ativa, organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e delitos contra o sistema financeiro.

 

O conselho pediu que o STJ compartilhe as provas reunidas até o momento na esfera criminal. Também determinou que o TRF1 preste informações, em até 48 horas, sobre eventuais pedidos de providências e processos administrativos que atinjam o desembargador e tenham relação com a investigação da PF no âmbito da Operação Habeas Pater.

 

Os investigadores suspeitam que o desembargador e o filho tenham ligação com um grupo de traficantes que despachava droga para fora do Brasil por meio de empresas de táxi aéreo.

 

Cândido Ribeiro entrou no TRF-1 em 1996, após ser indicado em lista tríplice 'por merecimento'. Antes disso, trabalhou como advogado e também no Ministério Público do Maranhão e na 2.ª Vara da Justiça Federal do Maranhão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ele não comentou a investigação. Em nota, o gabinete afirmou que a operação corre em sigilo e que Cândido Ribeiro 'não tem nada a declarar'. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.