NOTÍCIAS
Educação
CNU 2025: candidatos relatam irregularidades na aplicação das provas
Foto: Reprodução

Provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas no domingo (5/10)

Um erro operacional durante a aplicação das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), no último domingo (5/10), pode ter prejudicado dezenas de candidatos em Fortaleza.

 

Uma candidata do Bloco 3 (nível superior) relatou ao time de jornalismo do Direção Concursos que a prova em sua sala foi encerrada às 16h30, e não às 18h, como determina o edital. A redução de 1h30 no tempo total fez com que ela e outros concorrentes fossem obrigados a deixar questões em branco ou “chutar” respostas, comprometendo seu desempenho no certame.

 

A candidata realizou a prova no Prédio 2 (térreo) da Escola Municipal Dolores Alcântara, no bairro Autran Nunes. Ela seguiu todas as determinações e estava ciente de que o edital previa 5 horas de duração para a prova de nível superior, das 13h às 18h. Vale destacar que apenas as provas de nível médio (Blocos 8 e 9) deveriam ser aplicadas das 13h às 16h30 (3h30 de duração).

 

Veja também

 

Professores do Amazonas podem concorrer a bolsas gratuitas para curso de IA

 

MEC anuncia 5 mil vagas em cursos de inovação no próximo Enem

 

No entanto, ainda no início do exame, percebeu que o horário de término anunciado pelos fiscais de sala era diferente. “Questionei os fiscais sobre o horário, pois me pareceu reduzido. Eles garantiram que estava correto e que a prova terminaria às 16h30. Confiei na informação deles e prossegui”, detalhou a candidata.

 

Conforme o horário incorreto se aproximava, a tensão na sala aumentou. “Percebi que não daria tempo de concluir a prova com o cuidado necessário. Fui obrigada a chutar mais de 30 questões por falta de tempo. Conversando com outros candidatos após a prova, soube que muitos passaram pela mesma situação”, relatou.

 

RECONHECIMENTO DA FALHA E AÇÕES TOMADAS


A confirmação do erro veio apenas após a saída da sala. Ao consultar o edital em seu telefone, a candidata e outros participantes constataram a irregularidade. Imediatamente, buscaram o fiscal volante.

 

“Eu e outros participantes solicitamos a presença do fiscal volante, que reconheceu o erro, afirmou que registraria o ocorrido em ata e anotou meu CPF e o de outros candidatos prejudicados”, explicou.

 

Para formalizar a queixa, ela enviou um e-mail para a FGV, banca organizadora do certame, no próprio dia do concurso. No entanto, até o momento da publicação desta matéria, não recebeu qualquer resposta ou confirmação sobre as providências a serem tomadas.

 

Buscando garantir seus direitos, a candidata foi além: registrou um Boletim de Ocorrência eletrônico e reuniu provas materiais, incluindo fotos do local de prova no horário da saída e um vídeo no qual o fiscal volante reconhece o erro e se compromete a registrá-lo.

 

OUTROS CANDIDATOS RELATARAM MAIS IRREGULARIDADES:

 

“Na minha sala, pessoas estavam com garrafas que não eram transparentes”, informou um deles. “A fiscal da minha prova tirou os minutos errados, faltavam 45 min e ela dizendo que faltavam 30”, diz um outro relato.

 

O Direção Concursos entrou em contato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para se pronunciarem sobre o caso. Questionamos sobre a existência de outras ocorrências similares, as medidas que serão tomadas em relação aos candidatos prejudicados e qual o protocolo para situações dessa natureza.

 

CALCULE AGORA SUA NOTA NO CNU!


Enfim chegamos ao final da sua jornada no CNU e os gabaritos do certame já estão liberados.

 

E para te ajudar, o Direção montou uma calculadora EXCLUSIVA da nota das provas do Concurso Nacional Unificado! Não perca, simule agora a sua nota do exame objetivo.

 

PANORAMA DO CNU 2025


Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o CNU 2025 oferta 3.652 vagas para 32 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, para cargos de níveis médio e superior de formação.

 

Veja a distribuição por bloco temático:

 

Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência: 789 vagas
Bloco 2 – Cultura e Educação: 130 vagas
Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
Bloco 5 – Administração: 1.171 vagas
Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
Bloco 7 – Justiça e Defesa: 250 vagas
Bloco 8 – Intermediário – Saúde: 168 vagas
Bloco 9 – Intermediário – Regulação: 340 vagas
Os aprovados receberão salários iniciais de até R$ 17.726,42.

 

As avaliações objetivas foram aplicadas no dia 5 de outubro, com a seguinte estrutura:

 

PROVAS DE NÍVEL SUPERIOR


90 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos)
Das 13h às 18h (5h de duração)


Provas de nível médio


68 questões de múltipla escolha (20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos)
Das 13h às 16h30 (3h30 de duração)
Já as provas discursivas, que serão realizadas no dia 7 de dezembro, serão aplicadas da seguinte forma:

 

Nível superior


2 questões discursivas
Das 13h às 16h


Nível médio


1 redação dissertativa-argumentativa
Das 13h às 15h
Mantenha-se informado!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.

 

Fonte:Direção

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.