29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
11/11/2020

Colaboradores da Aadesam recebem treinamento para apoio ao TRE-AM nas Eleições 2020

Foto: Reprodução

Técnicos de Transmissão e de Urna realizam etapa de preparação na sede do Tribunal Regional Eleitoral

 Colaboradores da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) estão recebendo treinamento para atuar nas áreas rurais da capital em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nas Eleições 2020. Após uma etapa realizada de forma virtual, com aulas sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e o trabalho de mesário, técnicos de Transmissão e de Urna agora participam de etapa prática do treinamento, na sede do Tribunal.

 

Dentre as atividades abrangidas nesta etapa da formação, incluem-se a visão geral do processo eleitoral no Amazonas, a transmissão de dados com a utilização do equipamento BGAN (satélite) e o trabalho de contingência de urna eletrônica.

 

A colaboradora Claudeneila da Silva Costa afirmou que já trabalhou nas eleições como mesária e que agora, na função de técnica de transmissão, não está encontrando dificuldades para se adaptar. “O treinamento está sendo bem explicado. A equipe de treinamento do TRE-AM está atenta qualquer dúvida que tivermos, ao menos as dúvidas que tive. Na entrega de documentações também, fomos bem assistidos pela Aadesam”, garantiu.

 

Veja também

 

Eleições 2020: confira as regras e saiba o que é permitido ou não no dia de votação

 

TSE aprova novos envios de tropas para garantir segurança da votação

 

Ao todo, 695 pessoas, entre técnicos de urna e de transmissão, foram contratados pela Aadesam, por meio do Processo de Credenciamento de nº 008 Aadesam/TRE, para prestar apoio logístico ao Tribunal Regional Eleitoral nos 62 municípios do Amazonas.

 

No dia do pleito, os profissionais auxiliarão em possíveis problemas de funcionamento da urna e, após o encerramento da votação, vão realizar a transmissão dos dados da eleição.

 

Técnicos em Atalaia do Norte 

 

 Oito técnicos de transmissão contratados pela Aadesam estão em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros da capital) e deverão ser encaminhados, nesta quinta-feira (12/11) para áreas indígenas de difícil acesso, dentro do território do município. Na terça-feira (10/11), eles tiveram uma reunião na sede do Cartório Eleitoral da 42º Zona, onde foram informados sobre a logística de transferência dos técnicos até os pontos de transmissão e votação.

 

A comunidade Maronal é um dos pontos de transmissão mais distantes, situado a mais de 230 quilômetros da sede de Atalaia do Norte. O acesso a essas localidades será realizado por meio de helicóptero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Prevenção 

 

Antes de saírem de Manaus, na última semana, todos os técnicos foram submetidos a exames RT-PCR para detecção de Covid-19 e, após chegar ao município, ficaram de quarentena e passaram por uma outra avaliação médica. O objetivo é garantir que não haja qualquer tipo de transmissão, visto que nessas áreas existem muitas aldeias isoladas, onde os índios não tiveram contato com a doença.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.