17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
04/11/2023

Colômbia sacrificará descendentes dos hipopótamos de Pablo Escobar

Foto: Reprodução

A espécie é considerada invasora na Colômbia, mas corre risco de extinção

O governo da Colômbia decidiu sacrificar parte dos hipopótamos que descendem dos animais traficados e importados ilegalmente nos anos 90 por Pablo Escobar, antigo líder do Cartel de Medellín que é considerado um dos maiores narcotraficantes do mundo.

 

Os animais viviam no zoológico pessoal de Escobar na Fazenda Nápoles, localizada na região de Magdalena Medio. Após a morte do traficante em 1993, as autoridades do país fizeram uma intervenção em suas propriedades e os animais acabaram abandonados, chegaram até o rio e passaram a viver ali, onde se reproduziram.

 

O hipopótamo é um mamífero herbívoro natural do continente Africano. Eles pesam até 2.000 kg, têm uma mordida forte e podem atacar seres humanos. O único predador deles é o leão, animal que não existe na Colômbia - apenas nos países da África.

 

Veja também

 

'Beijo italiano': recorde de casais comendo o mesmo fio de espaguete é quebrado

 

Afinal, o correto é biscoito ou bolacha?

 

Apesar de se reproduzirem desenfreadamente e causarem danos na Colômbia, o hipopótamo comum é uma espécie listada no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES). Ou seja, eles podem estar ameaçados de extinção, a menos que o comércio desses animais seja controlado.

 

Segundo a Ministra do Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Susana Muhamad, a proliferação dos animais no Rio Magdalena é um risco ao ecossistema. Atualmente, há cerca de 166 hipopótamos e, segundo cálculos do ministério, até 2035 poderiam ser 1.000 animais, se a sua reprodução não for freada.

 

Além de sacrificar alguns espécimes, parte dos hipopótamos será castrada para não poder se reproduzir, enquanto alguns animais serão enviados para outros países.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Diante do custo de exportar todos os 166 animais, o governo optou pela medida extrema e radical de matar parte da população da espécie invasora. Até então não foi informado o número de hipopótamos que serão mortos pelo governo colombiano, nem quando eles serão submetidos à eutanásia.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.