NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Com ingresso a R$ 10, Orquestra de Câmara apresenta concerto músicos que peitaram repressão política
Foto: Divulgação

As reservas para o espetáculo já estão disponíveis no site shopingresso.com.br.

Em um concerto que une delicadeza e força política, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresenta nesta terça-feira (21/10), às 20h, no Teatro Amazonas, o programa “Pärt / Shostakovich”, uma homenagem a dois compositores que desafiaram os limites impostos pela repressão política na antiga União Soviética e do nazismo. As reservas para o espetáculo já estão disponíveis no site shopingresso.com.br.

 

A regência, o piano e a direção musical são do maestro Marcelo de Jesus, com participação do pianista Nikolay Mutafchiev como solista convidado.

 

O repertório celebra os 90 anos de nascimento de Arvo Pärt, compositor estoniano conhecido por sua estética minimalista e espiritual, e os 50 anos da morte de Dmitri Shostakovich, o russo que sobreviveu às pressões e perseguições do regime soviético. Obras como “Cantus in Memoriam Benjamin Britten”, “Frates”, “Summa”, “Festina Lente” e “Trisagion” dividem espaço com o Concerto para Piano nº 2 (Adagio) e a intensa Sinfonia de Câmara Op. 110a, composta em memória das vítimas do totalitarismo.

 

Veja também 

 

Circuito da Alegria encerra programação do Mês das Crianças com tarde de diversão no Parque Rio Negro

 

Espetáculo Uma História Mágica encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

“Mais do que efemérides, este programa reflete o próprio DNA da OCA. Arvo Pärt e Shostakovich simbolizam dois extremos que sempre nos interessaram: o silêncio e o grito, o espiritual e o humano. São vozes que, de maneiras opostas, falam da mesma busca — a de sentido e beleza em meio ao caos”, afirmou o maestro Marcelo de Jesus.

 

Foto: Divulgação

 

A apresentação, com duração de uma hora e classificação indicativa de 10 anos, terá ingressos a R$ 10 para plateia e frisas, e entrada franca para os demais lugares. O espetáculo integra a Temporada de Concertos da OCA, que há mais de duas décadas rompe fronteiras e propõe uma leitura amazônica da música de concerto — cruzando gêneros, aproximando públicos e reafirmando o papel da arte como resistência e diálogo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Criada em 2002, a OCA é reconhecida por sua versatilidade e pela forma como aproxima a música de concerto de diferentes públicos. Além de integrar a temporada de concertos do Teatro Amazonas e o Festival Amazonas de Ópera, o grupo mantém projetos educativos e inclusivos, levando a música a escolas, instituições sociais e espaços alternativos. Ao longo de mais de duas décadas, a orquestra consolidou-se como uma das principais referências da música viva (clássica) na região Norte. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.