20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/11/2020

Com melhor gestão fiscal, Governo do Amazonas antecipa salários e anuncia última parcela do 13º de servidores

Foto: Reprodução

Alta na arrecadação, equilíbrio fiscal e contas em dia contribuíram para bom desempenho da economia do AM

 Mesmo com os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, o Amazonas obteve resultados positivos que permitirão ao Governo do Estado antecipar o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de dezembro, que será feito nos dias 28 e 29 do mesmo mês, e quitar a segunda parcela do 13? salário também em dezembro, nos dias 15 e 16. O governador Wilson Lima disse, nesta quinta-feira (19/11), que as medidas são fruto da melhoria da qualidade do gasto público e de uma melhor gestão fiscal.

 

“Quando eu assumi o Governo, em 2019, a gente começou a cortar aquilo que não era essencial. Comecei pela extinção dos cargos de secretários extraordinários que a gente não entendia muito bem qual era a função. E comecei a fazer a extinção de alguns cargos, readequação, revisão de carga horária salarial, para que a gente conseguisse chegar aonde chegamos”, ressaltou o governador, durante entrevista coletiva na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

 

De acordo com o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, desde 2019 o Amazonas apresentava situação crítica em relação ao fluxo de caixa, além de uma imprevisibilidade econômica.

 

Veja também

 

Wilson Lima vai ampliar Programa Água Boa para alcançar mais 800 mil pessoas com água potável no interior

 

Wilson Lima anuncia convocação de mais 1.273 aprovados em concurso da Secretaria de Educação

 

“A gente também foi surpreendido com o problema da pandemia do novo coronavírus, que tornou mais incerto o cenário econômico. Mas, diante de uma postura bem conservadora e com muita prudência, a gente conseguiu reduzir gastos, sobretudo gastos não essenciais, algumas gorduras que tinham nos contratos, fazendo um trabalho bem forte do lado da receita, sobretudo na fiscalização e nos controles de arrecadação”, observou o titular da Sefaz.

 

Ele comentou, ainda, que o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos vai permitir que o Estado inicie 2021 em melhor situação.

 

“A gente também estava com um Estado praticamente sem capacidade de investimento. Agora já vislumbramos algumas operações de crédito, e para os anos vindouros a gente também espera, como a nossa capacidade de pagamento é muito boa, conseguir outros financiamentos. Temos um horizonte de investimentos muito interessante, nossa capacidade de investimento com recursos próprios era praticamente zero”, acrescentou Del Giglio.

 

Maior arrecadação – Mesmo com a pandemia, a receita tributária do Amazonas teve aumento real (considerando a inflação) de 4,98% de janeiro a outubro de 2020, em relação a 2019. De janeiro a outubro do ano passado, houve também aumento real de 3,45% da receita tributária na comparação com igual período de 2018.

 

O aumento neste ano se deve a fatores macroeconômicos (taxas de juros e câmbio, auxílio emergencial federal) e medidas adotadas pelo Governo, como fortalecimento das ações de fiscalização da Sefaz e ajustes de apuração tributária sem aumento de carga para o contribuinte.

 

Equilíbrio fiscal – Resultados na receita tributária também refletem medidas do Estado para melhoria da qualidade do gasto público e contingenciamento de despesas. A despesa com pessoal, que beirava o limite máximo (49%) permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), caiu de 48,33% sobre a receita corrente líquida em dezembro de 2018, para 46,6% no segundo quadrimestre de 2020.

 

Contas em dia – A melhor gestão fiscal do Governo tem permitido manter salários e benefícios aos servidores em dia, ampliar serviços para a população, manter investimentos e honrar compromissos com fornecedores.

 

Menor endividamento – Até o segundo quadrimestre de 2020, o índice de endividamento caiu de 48,45%, registrado no mesmo período de 2018, para 43,74% no atual Governo. O índice representa a relação entre dívida consolidada e receita corrente líquida.

 

Fomento e geração de renda – Para fomentar a economia e incentivar a geração de empregos e renda, o Governo do Estado vem adotando políticas e programas que também se mostraram fundamentais durante a pandemia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A  Afeam destinou R$ 165 milhões em mais de 16 mil operações de crédito, desde 2019 até início de novembro de 2020, na capital e interior, ajudando a criar e/ou manter mais de 50 mil ocupações econômicas. Só neste ano, o Governo já aplicou R$ 93,3 milhões em mais de 7 mil operações de crédito – o valor é maior do que foi investido em 2019 e também maior do que tudo que foi investido pela Afeam em 2018.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.