17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
17/04/2024

Combate à Pneumonia: saiba mais sobre a doença

Foto: Reprodução

Conheça mais sobre os principais sintomas, formas de transmissão e saiba como se proteger. ¹?³

Embora muitas pessoas conheçam a pneumonia pelo nome, poucos sabem do seu real impacto para toda a população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é a principal causa de óbito em crianças em todo o mundo . Em 2019, por exemplo, mais de 2,5 milhões de pessoas vieram a óbito , com 672 mil delas sendo crianças.

 

Neste contexto, é de máxima importância elevar a conscientização sobre a pneumonia, assim como os métodos de identificá-la e as principais formas de preveni-la.? E é exatamente esse tipo de informação que vamos te mostrar no texto a seguir.Em termos simples, a pneumonia é uma forma de infecção respiratória aguda que afeta os pulmões. Ela se desenvolve quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungos, penetra nos espaços alveolares dos pulmões, causando inflamação .

 

Dessa forma, quando uma pessoadesenvolve pneumonia, os alvéolos ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e limita a ingestão de oxigênio.Entre os diversos agentes infecciosos capazes de causar a pneumonia, o mais conhecido é o Streptococcus pneumoniae, ou apenas pneumococo, uma bactéria que também pode causar otite média, bacteremia e meningite.

 

Veja também 

 

Capital teve 17 casos de coqueluche até abril; prefeitura nega surto

 

Hemoam amplia farmácia para melhorar qualidade do atendimento aos pacientes

O pneumococo também é a causa mais comum de pneumonia bacteriana em crianças.Os sintomas da pneumonia podem variar e muitas vezes são confundidos com os de outras doenças infecciosas menos preocupantes, mas é fundamental estar sempre atento a sinais como:

 

1. Febre alta;
2. Tosse persistente, muitas vezes com muco espesso;
3. Falta de ar;
4. Dor no peito;
5. Mal-estar;
6. Perda de apetite;
7. Calafrios;
8. Alterações da pressão arterial.

 

Nos casos dos pequenos, é fundamental que os pais estejam sempre atentos ao aparecimento de um ou mais destes sinais e, ao menor indício de pneumonia, busquem ajuda médica imediatamente. A boa notícia é que muitos casos de pneumonia podem ser prevenidos ou tratados. E aqui estão algumas medidas essenciais para se proteger:

 

 

A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) está disponível gratuitamente no SUS para crianças a partir dos 2 meses de idade, num esquema de duas doses mais uma dose de reforço. Além disso, as vacinas pneumocócicas conjugadas também estão disponíveis nas clínicas privadas.

 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orientam um esquema de duas ou três doses, dependendo da vacina utilizada (VPC10, VPC13 ou VPC15), com início aos 2 meses e reforço entre 12 e 15 meses de idade.

 

Para grupos especiais, o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas PCV13 e pneumo 23 nos CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). Além disso, outras vacinas pneumocócicas conjugadas também estão disponíveis nas clínicas privadas.

 

 Fotos: Reprodução

 

Contudo, é importante lembrar que outras doenças infecciosas, como gripe, covid-19, coqueluche, sarampo e catapora são causadas por agentes infecciosos que também podem causar pneumonia e podem ser prevenidas pela vacinação. As vacinas para estas doenças estão disponíveis gratuitamente no SUS e na rede privada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Higiene : Lave as mãos regularmente e ensine as crianças a fazerem o mesmo. Isso reduzirá o risco de contrair infecções respiratórias.³ ?

 

Evitar exposição ao tabagismo : Fumar, mesmo que passivamente, aumenta o risco de agravamento da pneumonia.³Na luta pelo combate à Pneumonia é importante lembrarmos que a informação, a conscientização e a prevenção são cruciais para proteger nossas crianças.A pneumonia não pode ser subestimada, mas com o conhecimento e ações apropriadas, podemos lutar contra essa ameaça à saúde infantil e garantir um futuro mais saudável para todos.

 

Fonte: Portal iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.