26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/09/2021

Comer bem na infância gera idosos saudáveis

Foto: Reprodução

A alimentação define, ajuda e influencia a nossa qualidade de vida

A alimentação define, ajuda e influencia a nossa qualidade de vida, assim como a longevidade. As consequências de uma má alimentação na infância podem ser percebidas anos depois, na fase adulta, e até mesmo por problemas de saúde na velhice.

 

Deste modo, os efeitos de uma alimentação saudável, bem como seus impactos do ponto de vista neurocientífico, se tornaram objetos do meu estudo Processo de nutrição infantil e hábitos de uma doutrina alimentar para toda uma vida.

 

Na pesquisa, publicada na edição especial da Revista Pedagogia em Ação da PUC Minas, proponho dietas infantis, ricas em nutrientes e que favoreçam o entendimento da necessidade e resultados de uma boa nutrição sem criar uma ideia de que temos que viver uma vida inteira, desde a infância, como máquinas a se alimentar de forma doutrinada para ter uma melhor velhice.

 

Veja também

 

Esfregue o dedo indicador por 60 segundos e veja o que acontece

 

Quer ser cachorro por R$ 100 mil por mês? Veja os trabalhos mais estranhos que podem deixar você rico

 

Destaco, primeiramente, o papel dos pais e responsáveis na concepção da nutrição infantil saudável, revelando como esses têm um papel essencial em promover uma alimentação saudável, que começa desde a amamentação e que serve de estímulo nutricional para que o bebê cresça não somente com os nutrientes necessários, mas também preparado para uma doutrina alimentar na infância.

 

Nesta perspectiva, pontuo oito grupos de alimentos importantes na infância:

 

cereais e pães;
tubérculos e raízes;
frutas, verduras e legumes;
proteína animal;
leite e derivados;
proteína vegetal;
gorduras;
óleos e açúcares.


Outro aspecto fundamental é a necessidade de tornar a refeição mais atrativa para a criança. Por isso, apostar em cores e formatos, para proporcionar uma alimentação lúdica, faz parte do processo. Além, é claro, de se criar, durante as refeições, um momento agradável, sem estresse ou distrações, como televisores, tablets, celulares, e criar uma rotina para as refeições.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Por fim, destaco o poder desses alimentos e da alimentação saudável para “turbinar” o cérebro e trazer uma melhor condição de memorização para a aprendizagem nos pequenos.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.