26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/04/2023

Comer fritura pode aumentar risco de ansiedade e depressão, diz estudo

Foto: Reprodução

De acordo com um estudo publicado nessa segunda-feira (24/4), o excesso de frituras pode levar a inflamações neurológicas que aumentam o risco de desenvolver condições psiquiátricas. O levantamento foi feito com base nos hábitos alimentares de 140 mil pessoas e mostrou que o consumo regular de frituras aumenta em 12% o risco de desenvolver ansiedade e em 7% as chances de ter depressão.

 

Os riscos são ainda maiores para homens e jovens. A pesquisa liderada por gastroenterologistas da Universidade de Zhejiang, da China, foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

 

Segundo o estudo, a culpada pela associação da alimentação às doenças é a acrilamida, uma substância presente em comidas fritas em altas temperaturas. O composto orgânico, presente especialmente na batata frita, também aumenta a incidência de câncer.Riscos do excesso de acrilamida

 

Veja também 

 

Estudo derruba mitos e elege novos vilões para a obesidade no Brasil

 

Emoções, cérebro e obesidade: o que a ciência sabe sobre o assunto


O que os pesquisadores demonstraram é que, após um consumo excessivo de frituras, a acrilamida também pode induzir a comportamentos depressivos e ansiosos.

 

A substância acaba gerando inflamações neurológicas, especialmente quando associada ao estresse.“Conseguimos comprovar que reduzir o consumo de frituras é bom também para a saúde mental.

 

A partir das evidências, mostramos que a acrilamida pode ser um gatilho para manifestações de doenças de ordem cerebral”, concluem os pesquisadores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Estas inflamações, segundo o estudo, podem até alterar a absorção de dois tipos de lipídios e gerar desordens permanentes no sistema nervoso. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o consumo excessivo de ultraprocessados pode aumentar o risco de depressão em até 82% se eles representarem mais de 16% da ingestão diária. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.