08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/02/2024

Como a luz azul das telas prejudica a saúde dos olhos e do sono?

Foto: Reprodução

A oftalmologista Larissa Godinho explica os malefícios das telas e ensina a Regra 20-20-20 para relaxar a musculatura ocular

Atualmente, tem sido muito comum passar horas diante de telas de exibição de equipamentos eletrônicos, como smartphones, tablets, computadores e televisões. Infelizmente, as consequências desses hábitos não são favoráveis para a saúde dos olhos.

 

Esses tipos de dispositivos digitais emitem quantidades consideráveis de luz azul, que tem como principal característica o comprimento de onda bastante curto e de alta energia, o que aumenta a sua taxa de absorção por parte da retina (revestimento interno sensível à luz localizado atrás do olho). Quem afirma é a oftalmologista Larissa Godinho. Ela tem especialidade em oftalmopediatria, estrabismo e plástica ocular.

 

A médica comenta, por exemplo, que a luz solar contém vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, bem como outros tons em cada uma dessas. “Todas elas combinadas criam esse espectro de raios de luz coloridos que chamamos ‘luz branca’ — ou luz solar”, ilustra.

 

Veja também 

 

Fruta popular reduz o risco de ter um AVC e aumenta a imunidade. VEJA

 

Saiba como o sexo pode te ajudar a aguentar o 'batidão' de carnaval

Segundo ela, estudos experimentais em animais mostraram que a exposição excessiva à luz azul danifica as células sensíveis à luz na retina, por isso ela acaba sendo tão prejudicial para a saúde dos olhos e, a longo prazo, pode provocar o aparecimento de problemas graves, como a degeneração macular.

 

Olho claro - Metrópoles

 Foto: Reprodução

 

De acordo com a profissional, a degeneração macular é um problema que afeta o funcionamento de uma pequena região no centro da retina, chamada mácula, que tem como principal função proporcionar imagens mais nítidas, precisas e detalhadas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A doença consiste na destruição lenta e progressiva das células da mácula que, com o passar do tempo, ocasiona a formação de um ponto cego irreversível na retina”, informa.

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.