26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
11/09/2020

Como é o processo da nomeação ao prêmio Nobel da Paz? VEJA

Foto: Reprodução

Prêmio Nobe

O Prêmio Nobel é a maior honraria intelectual do mundo. Este conjunto de prêmios homenageia os trabalhos mundiais mais relevantes na Física, Literatura, Química, Medicina, Economia e Paz.

 

Esta última categoria é uma das que mais chamam a atenção e despertam a curiosidade. Desde 1901, foram mais de 100 pessoas homenageadas com esse prêmio, incluindo nomes como Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Malala Yousafzai.

 

A pessoa que vence essa categoria é agraciada com uma medalha, o título do Prêmio Nobel da Paz, um diploma pessoal e o equivalente a US$ 1,2 milhão (o que seria algo em torno de R$ 6,5 milhões). Nada mal, não é?

 

Veja também

 

FDA rebate promessa de Trump sobre vacina antes das eleições

 

Suspeitos de estupro coletivo de menores inglesas são presos na Itália


Como os nomes são indicados ao prêmio

 

Cerimônia do Prêmio Nobel em 2010. (Fonte: Wikimedia Commons)

 

De acordo com o site do Prêmio Nobel, as indicações vêm de um grupo selecionado de pessoas, incluindo membros de governos nacionais, membros da Corte Permanente de Arbitragem e da Corte Internacional de Justiça de Haia, além de professores universitários e ex-ganhadores da categoria.

 

Para indicar um nome, a pessoa que se encaixar nos pré-requisitos, como os citados acima, precisa preencher um formulário com informações pessoais básicas no site do Prêmio Nobel. A página também tem a lista completa das categorias contempladas que podem receber uma indicação.

 

Feito isso, um e-mail será enviado contendo as instruções de como submeter a nomeação. As regras são claras: não pode nomear a si mesmo, nem fazer campanha para alguém ganhar.

 

Como os vencedores são escolhidos

 

Prêmio Nobel começa a anunciar os vencedores nesta segunda - Jornal O Globo

Fotos: Reprodução

 

O Comitê Norueguês do Nobel cria uma lista com 20 a 30 candidatos e a repassa aos conselheiros do Instituto Nobel, que produzem relatórios sobre cada pessoa.

 

O nome vencedor é escolhido no início de outubro, após análises e discussões sobre os relatórios. O voto é decidido pela maioria, embora sempre haja uma tentativa de obter consenso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Uma curiosidade é que o público nunca fica sabendo quem está na lista dos indicados. Como os registros são mantidos em segredo por até 50 anos, não há a frustração de saber que foi nomeado e rejeitado.

 

MegaCurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.