26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
29/01/2020

Como envelhecimento afeta pele, cabelo e unhas e o que fazer para se prevenir

Foto: Divulgação

Entender o que faz pele, cabelo e unhas envelheceram naturalmente nos ajuda até a melhorar a rotina de cuidados e de beleza

Mudanças são inevitáveis, especialmente àquelas que acontecem por causa do tempo e afetam o corpo, mais especificamente, a beleza. Mas, afinal, como a pele, os cabelo e as unhas reagem ao processo de envelhecimento?

 

O processo de envelhecimento afeta o corpo e, consequentemente, a beleza - como pele, cabelos e unhas


Ao Delas , Kédima Nassif, que é dermatologista e tricologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica como essas mudanças causadas pelo envelhecimento ocorrem, além de dicas de como prevenir esses sinais; confira:

 

Veja também 

 

Quer introduzir brinquedos eróticos na sua vida sexual? VEJA DICAS DE ESPECIALISTA

 

Confira tendência dos anos 90; os sapatos mule voltaram com tudo


Segundo especialista, manter uma rotina de cuidados com a pele ajuda a mantê-la saudável

 

“A nossa pele passa por muitas mudanças ao longo das décadas, como perda de elasticidade e diminuição de gordura. Na faixa dos 25 aos 30 anos você começa a perceber que a pele já não é mais tão resistente. É nessa idade que linhas finas e manchas solares começam a aparecer. Já aos 40 anos, a pele começa a ficar mais ‘frouxa’", explica a especialista.

 

Segundo ela, é a partir dessa ideia que a pele começa a perder elasticidade e rigidez e, aos 50 anos, começa a ficar caída, assim como as pálpebras e sobrancelhas. "Isso continua quando você chega aos 60, 70 e mais anos, com o afinamento da pele e as veias subjacentes se tornando mais visíveis", completa.

 

Como cuidar da pele e prevenir o envelhecimento precoce?

 

mulher aplicando creme na pele


Para cuidar da pele nesse tempo, a dermatologista Claudia Marçal, que também é membro da SBD e da American Academy Of Dermatology (AAD), explicou em entrevista prévia ao Delas a importância de colocar na rotina ingredientes e ativos que auxiliem a hidratação e produção de colágeno - a proteína que é responsável pela firmeza da pele.

 

"É recomendado incluir vitamina D, nanoconjugados de silício orgânico e tetrapeptídeos que melhorem o apoio estrutural da pele, além de ativos para melhora da nutrição celular, fornecendo vitaminas e aminoácidos", diz. Hidratantes em creme e estimuladores de colágeno são outros produtos necessários, assim como protetor solar.

 

Como os cabelos são afetados pelo envelhecimento?

 

mulher com cabelo branco


Os cabelos grisalhos são um sinal evidente de envelhecimento e também merecem cuidados especiais


Os cabelos grisalhos são o sinal mais obvio do envelhecimento e costumam aparecer entre 35 e 45 anos de idade. Segundo a dermatologista e tricologista, eles nascem porque, com a idade, os melanócitos perdem a capacidade de continuar produzindo melanina.

 

"A queda de cabelo e a perda do brilho também tem a ver com a idade. Como o cabelo é menos espesso e os folículos capilares acabam parando de produzir novos cabelos, a perda de cabelo também é comum", complementa Kédima.

 

E o que fazer com os cabelos brancos?

 

Imagem relacionada


É importante não arrancá-los, já que isso pode deixar o couro cabeludo inflamado - e não fará o fio nascer pigmentado -, além de manter uma rotina de cuidados com produtos específicos, como shampoo roxo para evitar que o cabelo fique amarelado e hidratantes capilares.

 

Como as unhas são afetadas pelo envelhecimento?

 

jovem segurando mão de idosa com unhas feitas


As unhas também passam por um processo de envelhecimento e ficam enfraquecidas com o tempo


Apesar dos efeitos na pele e nos cabelos serem sentidos com mais intensidade, as unhas são outra área que também é afetada com o passar dos anos. "A estrutura química que compõe as unhas sofre uma série de modificações", explica a especialista.

 

Segundo ela, as unhas perdem água com mais facilidade. Desidratadas, tornam-se quebradiças e mais finas. Outro sinal de envelhecimento bastante comum é o surgimento de riscos que se parecem com ondas nas unhas das mãos. "Essa condição é totalmente benigna e corresponde aos cabelos brancos que vemos nas pessoas mais velhas", diz.

 

Como cuidar melhor das unhas?

 

Resultado de imagem para Como cuidar melhor das unhas?


O tratamento é cosmético e simples: lixar, polir e aplicar bases esmaltes já ajudam a melhorar o aspecto visual das unhas que sofrem com o processo de envelhecimento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

É possível adiar as mudanças causadas pelo envelhecimento?

 

Resultado de imagem para É possível adiar as mudanças causadas pelo envelhecimento?

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


É impossível "pausar" o tempo, mas dá, sim, para adiar esse processo por algum tempo. "Coisas simples, como dormir bem, se exercitar, manter uma dieta saudável e permanecer ativo podem ajudar mais do que a maioria das pessoas imaginam. Reduzir o estresse também é fundamental, além de estar sempre hidratado e nunca esquecer do fotoprotetor de FPS igual ou maior do que 30 todos os dias”, finaliza.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.