19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/06/2022

Como está hoje Kim Phuc, a menina da icônica foto da Guerra do Vietnã?

Foto: Reprodução

Cinquenta anos se passaram desde que o mundo viu, pela primeira vez, esta comovente imagem. Captada em 8 de junho de 1972, nela aparece uma menina de apenas 9 anos, com o rosto aterrorizado, após aviões Skyraider do exército sul-vietnamita lançarem napalm (substância que causa queimaduras graves) na cidade de Trang Bang.

 

A foto de Phan Thi Kim Phuc tornou-se um símbolo da Guerra do Vietnã e marcou o século XX. Hoje, Phan Thi Kim Phuc, embora marcada pela tragédia, sorri para a vida.

 

A fotografia, oficialmente intitulada de "O Terror da Guerra", foi tirada pelo fotógrafo da Associated Press, Nick Ut. Representa o drama causado pela violência indiscriminada de uma guerra que resultou na morte de mais de um milhão de civis.

 

Veja também

 

Como os eua mantinham os soldados entretidos durante a guerra?

 

Quem foram os verdadeiros peaky blinders?

 

Com a fotografia, Nick Ut não só ganhou o Prêmio Pulitzer, como também ajudou crianças afetadas a superarem as feridas e cicatrizes deixadas por aquela guerra cruel.

 

 

Nick Ut ainda lembra como as crianças gritavam enquanto corriam: "Estou tão quente!", "Estou queimando!". Ele derramou água nos corpos delas para tentar aliviar suas queimaduras e depois levá-las a um hospital.

 

 

Em entrevista ao Toronto Star, Nick Ut (foto) disse que teve que ameaçar médicos do hospital para convencê-los a tratar Kim Phuc, já que alegavam não haver leitos. Ele disse que havia acabado de tirar a foto e que, se eles não os ajudassem, contaria à mídia o que havia acontecido.

 

 

Cinquenta anos depois do ocorrido, Kim e o fotógrafo ainda mantêm contato. Conforme publicado pelo Toronto Star, a vietnamita carinhosamente o chama de "Tio Ut". Ele, por sua vez, garante que Kim é como sua filha.

 

"Considero o tio Ut meu herói... acho que devo muito a ele nesta vida", disse a própria Kim ao mesmo meio de comunicação. "É parte da minha família", acrescentou.

 

 

Após aquele ataque em sua cidade, Kim ficou hospitalizada durante quatorze meses, devido às queimaduras. Já adulta, ela disse em entrevista à CNN: "Quando eu era criança, não gostei nada da foto. Ficava tão envergonhada. Por que eu tinha uma foto assim? Eu não queria ver".

 

Fotos: Reprodução

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em 1992, depois de duas décadas do ocorrido, Kim recebeu asilo no Canadá. Lá ela formou sua própria família, longe das lembranças amargas que restaram de sua terra. À medida que amadurecia e se recuperava do trauma, começou a apreciar a famosa fotografia de Nick Ut.

 

Fonte: MSN

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.