26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
07/06/2020

Como manter a relação saudável na quarentena

Foto: Divulgação

Casais e especialistas dão dicas de como enfrentar a rotina no isolamento a dois

 Ficar 24 horas por dia com seu par dentro de casa. Essa é a nova realidade de muitos casais devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Assim, muitos se depararam com novos desafios no relacionamento e tentam encontrar formas de manter a relação saudável na quarentena.

 

Embora a convivência diária não seja fácil, neste momento ela é fundamental. A comemoração do Dia dos Namorados, que acontece na próxima sexta-feira (12), terá que ser caseira. E a criatividade fará toda a diferença.

 

Para que o cotidiano não fique mais desgastante, casais estão utilizando diferentes armas para manter a harmonia no lar. Junto com especialistas em relacionamentos, eles compartilharam suas dicas para que outros pombinhos saiam fortalecidos da quarentena.

 

Veja também 

Dez atitudes e hábitos positivos que a pandemia de Covid-19 trouxe para ficarem em nossas vidas

 

Como a pandemia mudou os hábitos de exercício físico no Brasil

 


A humorista Bia Napolitano, 32, e do advogado Paulo Duarte Filho, 40, apostam no bom humor para manter a leveza do relacionamento na quarentena. Casados desde 2013, eles dizem que sempre gostaram de ficar juntos, mas que agora tudo ficou latente. Assim, eles criaram uma regra especial para passar por cima dos problemas do dia a dia: fazer piada das situações em casa.

 

“Quando uma briga começa, o outro tem que fazer alguma palhaçada para tirar o foco da energia negativa. É uma norma que está dando certo e faz a gente não enjoar um da cara do outro”, diz Bia.

 

Já os influenciadores digitais Gabriel Dearo, 25, e Manuela Digilio, 24, contam que procuram dialogar para manter a relação saudável na quarentena. Eles afirmam que têm aprimorado a confiança e o respeito ao passar mais tempo juntos. “Não temos segredos um com o outro. Além de ser meu marido, ele é meu melhor amigo. Conversamos sobre tudo e isso ajuda a passar por esse momento”, afirma Dearo.

 

Número de separações aumentou no Brasil


Mas nem tudo são flores. Assim como na China e nos Estados Unidos, especialistas têm notado que no Brasil também houve aumento de reclamações e de separações no meio da quarentena. Entre os famosos que se separarão estão Whindersson Nunes e Luísa Sonza, Arthur Aguiar e Mayra Cardi e Otávio Mesquita e Melissa Wilman.

 

Aline Bicalho, consultora em sexualidade, afirma que essa percepção é pautada pelo que vê em dez grupos de mães e mulheres nas redes sociais, um deles com cerca de 8.000 delas. “São muitos desabafos diariamente, de dúvidas sobre o parceiro a pessoas querendo se separar. Há relatos pedindo dicas de como se reconectar e reclamações que não namoram mais. Parece que só agora que algumas pessoas perceberam com quem estão junto”, diz.

 

O psiquiatra Pablo Vinicius Oliveira Gomes, no ramo há 20 anos, também observa problemas semelhantes. “Antes da pandemia, muitas relações já não vinham bem, agora os problemas ficaram maximizados. O isolamento colocou uma lupa em condições preexistentes”, afirma. Ele defende que o diálogo é a porta de entrada para evitar brigas desnecessárias que acarretem em decisões extremas.

 

Como manter a relação saudável na quarentena


Manter a vida sexual ativa e prazerosa na quarentena ajuda o cérebro a entender melhor as dificuldades que o mundo atravessa, o que gera mais paciência para levar a vida, segundo especialistas. De acordo com Aline Bicalho, consultora em sexualidade, é fundamental dar ênfase a essa parte do relacionamento.

 

“Todo mundo tem ficado louco nesta quarentena. Por isso, uma vida sexual saudável é fundamental hoje em dia. Fisiologicamente falando, o orgasmo estimula vários hormônios da felicidade, os equilibra e traz relaxamento em tempos difíceis”, explica. Segundo Bicalho, muitas mulheres têm reclamado sobre a perda ou diminuição da libido.

 

O fato de ter filhos atrapalha um pouco, mas é preciso ter um momento a dois. Nem que esse tempo seja marcado. Fazemos reuniões com todo mundo, por que não podemos nos reunir com nosso parceiro?

 

Segundo especialistas em relacionamentos, as mudanças de rotina, o envolvimento em tempo integral e as constantes incertezas podem fazer com que as pessoas surtem dentro de casa e, consequentemente, com o seu par. Porém, é preciso ter em mente que essa situação é passageira. Para eles, estamos em um momento excepcional, e as emoções exacerbadas vão ao encontro disso.

 

Em alguns casos, isolamento apresenta benefícios ao casal


Para o psiquiatra Pablo Vinicius, todos precisam entender que houve uma ruptura da rotina e isso trouxe uma realidade que não foi escolhida por ninguém. “Não é momento de tomar decisões importantes que impactem em grandes mudanças na vida. Nós não nascemos para fazer algo por 24 horas. Provoca sentimentos atípicos mesmo”, afirma.

 

De acordo com o hipnoterapeuta Thiago Porto, especializado em tratamento com casais, o dialogo é a ferramenta mais produtiva para manter tudo nos eixos. “Uma atitude legal para fortalecer a relação é combinar de fazer refeições juntos, tirar um tempo para ver um filme e estimular o contato. Também é sempre bom falar ao outro o que te incomoda. Às vezes uma simples palavra transforma um relacionamento”, diz.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Apesar de lidar a maior parte do tempo com casais desgastados, ele observa que também há muitos deles que estão no caminho certo. E que a quarentena, contudo, pode ajudar a consolidar os sentimentos. “Há muita gente em lua de mel ainda. A dedicação diária ao outro é o combustível para que tudo permaneça excelente na vida a dois.”

 

Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.