19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
09/08/2021

Como os mosquitos usam a visão para encontrar e picar você?

Foto: Reprodução

Entender como os mosquitos utilizam a visão para picar os seus alvos é importante para diminuir a incidência de algumas doenças.

Entender como os mosquitos utilizam a visão para picar os seus alvos é importante para diminuir a incidência de algumas doenças.

 

Os mosquitos fêmeas Aedes aegypti, por exemplo, picam durante o dia e são vetores de doenças, como dengue, febre amarela e zika.

 

Assim, os pesquisadores desenvolveram um estudo para entender como essas fêmeas reconhecem os humanos visualmente.

 

Veja também 

 

'Menor bebê do mundo' recebe alta após mais de um ano internada

 

Veja 4 passos infalíveis para descobrir se alguém está mentindo

 

Como os mosquitos enxergam


Os mosquitos utilizam várias formas de detectar a presença de um alvo. Em um estudo realizado na Universidade da Califórnia, os cientistas concluíram que 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias, como ácido lático que está presente no suor. Assim, pessoas que suam mais são encontradas mais facilmente pelos insetos.  

 

O A. aegypti é originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Além disso, eles conseguem detectar o índice de CO2, odores orgânicos e temperatura. Outro ponto a ser ressaltado é que os mosquitos enxergam melhor em ambientes menos coloridos, como os quartos escuros. Por isso, à noite, fica mais fácil para eles localizar seus alvos.

 

Os resultados do estudo


Os mosquitos têm olhos sensíveis e com baixa resolução. Quando a fêmea detecta uma nuvem de CO2, ela fica ativa e começa a procurar o hospedeiro. A direção do vento e a busca por algo escuro também fazem parte do processo até alcançar o alvo. Assim, a equipe de pesquisadores da Universidade de Washington utilizou essa tendência para realizar o experimento.

 

A equipe utilizou três ensaios para avaliar a visão dos mosquitos. Eles observaram a capacidade dos mosquitos se moverem em direção à luz; eles também conectaram eletrodos aos olhos para medir as mudanças de voltagem em resposta à luz e, por fim, o terceiro ensaio foi uma resposta optomotora, colocando os animais no centro de um cilindro giratório com listras verticais pretas e brancas.

 

Após estabelecer os ensaios, os autores começaram a trabalhar selecionando receptores para investigar. Eles tinham como objetivo identificar uma proteína sinalizadora cuja ausência eliminaria o reconhecimento do alvo, mas não outros comportamentos visuais.

 

Os resultados mostraram que a inativação dos receptores Opsin1 (Op1) e Opsin2 (Op2) interrompe a capacidade das fêmeas do Aedes aegypti reconhecerem os seres humanos. (Fonte:Pixabay/Reprodução)

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em testes, ao introduzir mutações que eliminam duas das cinco opsinas no olho do mosquito, os insetos com mutações continuaram se movendo conforme a luz e as sombras, ou seja, a inativação não causou a cegueira total, apenas aquela que interessa para a ciência, eliminando a capacidade de reconhecimento do alvo induzido por CO2.

 

 

Fonte: MEGA CURIOSO 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.