26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
24/03/2020

Como remover a tinta do cabelo? Descubra as melhores técnicas

Foto: Reprodução

Como remover a tinta do cabelo? Descubra as melhores técnicas

Se reinventar faz parte da vida - além de trazer uma alegria imensa para quem aposta na mudança.

 

Nosso visual diz muito sobre quem somos, afinal, ele é uma das muitas formas de nos mostrar para o mundo.

 

Não à toa, tingir o cabelo e, depois de um tempo, querer pintar de outra cor é bastante comum na vida de quem adora variar o look, afinal, transformações são sempre bem-vindas!

 

Veja também

 

Spa na quarentena: aprenda 7 receitas de beleza caseiras

 

Como fazer as sobrancelhas em casa e ter um resultado profissional

 

Mas, afinal, o que acontece com o fio quando decidimos mudar a cor? O cabelo é como uma escama de peixe: possui pequenas cutículas que são invisíveis a olho nu. Quando se aplica a tintura, elas se abrem e permitem que o pigmento entre nesse espaço. Daí, a mudança de cor.

 

Dependendo do tom que você escolher, se tiver uma coloração anterior, aplicar outra cor por cima nem sempre vai dar certo. Neste caso, será necessário remover a tinta de cabelo para jogar um novo pigmento. É um processo delicado e, por isso, vamos te ajudar com algumas dicas.

 

Antes de tudo, é preciso analisar a cor atual e para qual você quer mudar. Por exemplo, se você é loira e quer ir para o preto, é só tingir. Porém, o contrário, não vai funcionar, uma vez que, tintura não clareia os fios.

 

Mas, é possível reverter a situação com algumas técnicas capazes de tirar o pigmento atual para a mudança que você quiser. Confira:

 

Removedor de tinta

 

Um dos métodos mais comuns é a decapagem, técnica que usa removedores de tinta. Ela tira as impurezas e os resquícios de química, principalmente da tintura, de toda a fibra capilar.

 

O produto não possui descolorantes ou amônia, contudo, seu principal ativo é o ácido hidroximetanosulfínico, que possui grande poder de despigmentação. Por isso, é fundamental observar bem a saúde das mechas antes de usar para não causar danos.

 

Essa técnica é usada, principalmente, por pessoas com cabelo preto azulado ou vermelho escuro. Ou seja, ideal se você quer suavizar fios que estão com cores muito fortes.

 

Se quiser, você pode misturar o produto com shampoo ou água quente e, então, aplicar. Lembre-se que esse tratamento é agressivo aos fios, então a melhor opção é procurar um profissional.

 

 

Shampoo anti-resíduo

 

Se você está buscando por uma alternativa rápida e fácil, o anti-resíduo é perfeito! Ele nada mais é do que um shampoo com pH concentrado, que força a abertura das cutículas capilares, fazendo com que o pigmento da tinta saia com mais facilidade.

 

Não é necessário um profissional para usar esse produto. Porém, o certo é não utilizá-lo todos os dias para não ressecar os fios. Procure passar a cada uma ou duas semanas e, se possível, antes de uma bela hidratação, assim, os nutrientes vão penetrar melhor na fibra.

 

O shampoo anti-resíduo, embora pode ser adaptado ao seu dia a dia, seu efeito não é tão rápido. A tintura vai sair aos poucos, mas o risco de danificar o cabelo é menor.

 

Soap Cap

 

Uma mistura simples para retirar a pigmentação usando descolorante mas, que pode ser feita em casa - contanto que você redobre a atenção, afinal, esse procedimento é tão agressivo aos fios quanto a decapagem. Além disso, ele pode remover a pigmentação natural que está por debaixo da tinta. Por isso, não deve ser feita diversas vezes seguidas. Uma é o suficiente.

 

Você vai precisar de shampoo, descolorante e água oxigenada (20 ou 30 volumes). Misture tudo e aplique ao longo dos fios tingidos.

 

Fique esperta: se você tiver outro tipo de química - como as alisantes - não aconselhamos esse procedimento, uma vez que ele possui alto nível de pH, ou seja, pode ressecar muito os fios.

 

 

Shampoo anti-caspa + bicarbonato de sódio

 

Sozinho, o shampoo anti-caspa já ajudar a remover a tintura com certa facilidade. Quando combinado com o bicarbonato de sódio, que também retira o tom da fibra, a mistura torna-se muito mais eficaz.

 

Uma colher de sopa de bicarbonato para 200ml de shampoo é o suficiente. Contudo, o processo de remoção costuma ser mais lento. Por ser menos agressivo, você pode lavar o cabelo quantas vezes for necessário. Nosso conselho é todos os dias, no caso dos fios oleosos, e dia sim e dia não nos secos.

 

Fotos: Reprodução

 

Cuidado com o ressecamento

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Embora alguns métodos não sejam tão agressivos para a saúde da fibra capilar, é sempre importante manter a hidratação em dia. Assim, alimente o cabelo com o máximo de nutrientes para evitar qualquer tipo de dano. Assim, você vai alcançar a cor desejada sem prejudicar as madeixas.

 

MSN

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.