26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/05/2023

Como são os caças F-16 que a Ucrânia quer usar

Foto: Reprodução

EUA vão apoiar treinamento de pilotos ucranianos e liberaram aliados de fornecer o avião; Rússia diz que medida pode gerar custos colossais ao Ocidente.

Para tentar colocar um ponto final na guerra, a Ucrânia e nações aliadas acreditam que o uso dos caças americanos F-16 pode ser uma arma eficaz contra a Rússia, capaz de fortalecer a defesa aérea do país.

 

Os frequentes bombardeios de mísseis russos estão esgotando os sistemas de lançamento terrestre de Kiev.

 

Na última sexta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu um sinal verde nesse sentido. Ele disse a líderes do G7, no Japão, que pretende apoiar o repasse desses caças à Ucrânia por países europeus, bem como o treinamento de pilotos ucranianos.

 

Veja também

 

Rússia diz que fornecer caças para Ucrânia traria 'riscos colossais' para Ocidente

 

Avião pega fogo ao cair em Hollywood; câmera de TV registra a queda. VEJA VÍDEO

A medida representa uma mudança radical na postura de Washington, que vinha relutando em apoiar planos de alguns países europeus de repassar seus F-16 – como o avião é de fabricação americana, é preciso aval dos EUA.

 

A Rússia se pronunciou sobre o tema nesse sábado (20), afirmando que o uso dos caças geraria "custos colossais" ao Ocidente.

 

CONHEÇA O CAÇA F-16


É um caça supersônico, ou seja, que atinge uma velocidade acima de 1.235 quilômetros por hora;


Foi desenvolvido nos EUA na década de 1970, mas está em constante aperfeiçoamento;


Já foi usado por militares em 25 países para combates no ar-ar e ar-solo;


É considerado versátil, leve e econômico;


Tem um preço de até US$ 63 milhões, a depender do modelo;


Há, aproximadamente, 3 mil caças ativos no serviço militar, em todo o mundo, incluindo centenas na Força Aérea e na Marinha dos EUA;


Voou em conflitos americanos no Afeganistão, Iraque, Kosovo, Golfo Pérsico e em missões de defesa nacional no espaço aéreo dos EUA;


É fabricado pela empreiteira de defesa dos EUA Lockheed Martin e por empresas na Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega – segundo um alto funcionário ucraniano, esses quatro países sinalizaram estariam dispostos a transferir alguns de seus F-16 para a Ucrânia, segundo o jornal americano The New York Times (NYT).

 

O QUE OS EUA PROMETERAM À UCRÂNIA?


Os Estados Unidos vão apoiar o treinamento de pilotos ucranianos no uso de aviões de combate de quarta geração, incluindo os F-16.

 

Enquanto o treinamento ocorrer, os Estados Unidos e a coalizão de países que participam da iniciativa querem tomar outras decisões: quem vai disponibilizar quantos caças e quando, informou o jornal alemão Deutsche Welle.

 

O que está certo é que o treinamento dos pilotos será em locais na Europa (mas não na Ucrânia), e deverá começar já nas próximas semanas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Militares americanos calculam que o treinamento de pilotos ucranianos no uso dos F-16 pode ser concluído em quatro meses, desde que os pilotos já estejam treinados em caças da era soviética. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.