27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/07/2020

Como se forma um 'ciclone bomba' se formou no Sul do Brasil

Foto: Wikimedia commons

Como se forma um ciclone bomba, fenômeno que atingiu o Sul e Sudeste brasileiro

Com tempestades torrenciais, ventos de 100 km/h e quedas de temperatura, um "ciclone bomba" se formou no Rio Grande do Sul no último dia 30 de junho, provocando acidentes e estragos em cidades da região. O fenômeno extratropical é relativamente comum nesta época do ano.

 

Um ciclone extratropical é um grande sistema climático com baixa pressão em seu centro e precipitação ao longo de suas frentes frias e quentes. O que diferencia um ciclone bomba é que a pressão cai muito e muito rapidamente em seu centro, o que potencializa sua força. A velocidade do vento é uma função da "gradiente de pressão", que é a magnitude da mudança da pressão atmosférica externa ao ciclone em comparação com a do centro, bem como a rapidez com que a pressão muda ao longo do tempo.

 

Veja também

 

 

 

Novas pistas sobre a sobrevivência humana na era do gelo

 

 

A cada quatro candidatos ao Enem 2019, três declararam não ter acesso à internet, apontam dados do Inep

 

 

 

"Ciclones bomba são bastante comuns sobre as correntes oceânicas quentes, como a corrente do Golfo na costa leste da América do Norte ou o Kuroshio a leste do Japão", explicou Russ Schumacher, professor da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, em um teexto publicado em 2018 no The Conversation. "Em ambas as regiões, eles extraem energia da variação típica de norte a sul da temperatura e da água quente. Em terra, embora os ciclones sejam comuns, é muito incomum vê-los se intensificarem tão rapidamente."

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 
 

 

O fenômeno resulta em um aumento considerável do volume de chuvas e em fortes ventos, tal como na queda vertiginosa de temperaturas — em alguns lugares pode até nevar. Além disso, o ciclone bomba deve aumentar a movimentação do oceano, resultando em forte ressaca marítima e águas agitadas.

 

 

 

Galileu 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.