19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
02/03/2023

Como você está? é a frase mais inútil em conversas, dizem cientistas

Foto: Reprodução

"Como você está?" Estas são as três palavras mais inúteis no mundo da comunicação. Quem pergunta pode realmente não querer saber a resposta; quem responde, às vezes não diz a verdade. E, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, a intenção pode ser inútil para uma conversa.

 

Em uma série de experimentos, a equipe de pesquisa analisou mais de 300 conversas online, em 2017, e descobriu que aqueles que receberam perguntas de acompanhamento mais significativas (conhecidas como perguntas que não são “como vai você?” ou “o que você faz?”), ganharam no bate-papo uma outra pessoa muito mais agradável.

 

“Quando as pessoas são instruídas a fazer mais perguntas, elas são percebidas como mais receptivas, uma construção interpessoal que captura a escuta, a compreensão, a validação e o cuidado”, escreveram.

 

Veja também 

 

SÍNDROME DE PICA: A VONTADE DE COMER COISAS NÃO COMESTÍVEIS

 

Sapo de 'outro mundo' achado no equador homenageia 'o senhor dos anéis'

Mais do que isso, eles descobriram que existem algumas formas de se tornar a pessoa carismática e interessante sem usar o "como vai você".

 

Isso, segundo eles, depende da pergunta com a qual você começa uma conversa e, então, você pode se concentrar no fluxo de perguntas de acompanhamento.

 

DICAS PARA INICIAR UMA CONVERSA


Vá além das perguntas habituais: esqueça aquele papo furado sobre tempo ou resultado do jogo de domingo; tente ir além desses tópicos clichês para coisas que são mais importantes e pessoais para você;


Observe o ambiente: fique atento ao ambiente que você está; objetos, monumentos ou até estilo de roupa da pessoa pode ser um tópico para iniciar a conversa;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fale sobre novidades: comece uma conversa contando algo que aprendeu, ou que adotou um pet; comente sobre um restaurante e bons momentos. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.