24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
24/11/2023

Concurso Nacional Unificado será organizado pela Cesgranrio. Saiba como deve ser a prova de acordo com a banca organizadora

Foto: Reprodução

Concurso Nacional Unificado será organizado pela Cesgranrio. Saiba como deve ser a prova de acordo com a banca organizadora

A Fundação Cesgranrio foi a banca organizadora escolhida para promover o Concurso Nacional Unificado. Nesta sexta-feira (dia 24), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a fundação como a escolhida para a elaboração e a aplicação da prova em 180 cidades do Brasil.

 

A seleção — a ser realizada no ano que vem — pretende oferecer 6.640 vagas em 21 órgãos da administração federal. Mediante a escolha, o EXTRA ouviu diversos especialistas em certames dos cursos que mais aprovam candidatos para traçar um cenário de como poderá ser a prova, de acordo com a banca organizadora. Edital do concurso tem previsão de publicação até 20 de dezembro deste ano.

 

Uma unanimidade dentre todos os especialistas consultados é a de que, em virtude das declarações dos gestores do Concurso Nacional Unificado, as provas aplicadas serão diferentes das "decorebas" e fugirão do aspecto puramente legalista. Outro ponto onipresente é a complexidade de altíssimo nível imposto pela Cesgranrio nas questões de conhecimento da área de Exatas. Por fim, também se espera que, quanto às questões de legislação e Direito, a cobrança interpretativa da aplicação a casos concretos será corriqueira.

 

Veja também

 

Escola Estadual da zona oeste realiza projeto 'A Cor da Cultura' em homenagem ao mês da Consciência Negra

 

Prefeitura de Manaus realiza festival musical com alunos da EJA da DDZ Norte

 

Victor Dalton, fundador do Direção Concursos, definiu a Cesgranrio como "uma banca moderna", que está acostumada a realizar concursos para o Banco Nacional do Desenvolvimento e para a Petrobras. Segundo Dalton, o grupo costuma valorizar o raciocínio, com grandes enunciados.

 

– O problema é que a Cesgranrio, nos últimos anos, perdeu muito espaço e realizou muito poucos concursos. Eu desconfio que fundação não evoluiu muito nessa última década, em que ficou sem realizar concursos nacionais, justamente pela falta de realização desse volume de provas. Eu diria que, hoje, ela tentará se comportar assim como a Fundação Getúlio Vargas nos certames.

 

Caberá à Cesgranrio divulgar o edital do processo seletivo com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, data e locais de provas. O contrato da fundação com o MGI deverá ser assinado até o fim deste mês.

 

Marcos Brito, diretor pedagógico da Degrau Cultural no Rio de Janeiro, salienta que a banca Cesgranrio "é uma banca sem muitas pegadinhas, bem direta".

 

– É um nível mediano. Em seus concursos, as notas de corte costumam ser altas. A banca costuma explorar bastante todos os tópidos do edital, sem mergulhar em dois ou três assuntos.

 

Advogado especialista em Administração Pública e professor de cursos, Alexandre Prado diz que a escolha da Fundação Cesgranrio surpreendeu os candidatos, porque a banca estava afastada de certames públicos há uma década.

 

– E justamente, nesses últimos dez anos, tivemos uma mudança na forma de abordagem das questões, principalmente das bancas denominadas legalistas, pois passaram a cobrar conteúdos em comandos de questões mais longos e aplicados a caso concreto. Logo, as questões das provas anteriores da Banca Cesgranrio não servirão de parâmetro para as questões das provas do concurso nacional unificado.

 

O professor de Português do Colégio e Curso Zerohum Wellington Malta ressalta que, com a escolha da banca Cesgranrio para a realização do Concurso Nacional Unificado, os candidatos já podem ter uma noção acerca da formatação das provas. Um exemplo é a tendência de questões que busquem mais a parte da interpretação.

 

– Como o concurso terá, por exemplo, uma prova visando ao ingresso em cargos distintos, espera-se que as questões tenham uma formatação híbrida. Então, por mais que possa haver referências ao perfil da banca, como é uma nova proposta de concurso, é necessário que se espere a publicação do primeiro edital a fim de que haja um parâmetro real para os estudos. Por enquanto, resta aos candidatos estudar as disciplinas comuns nos concursos e resolver questões da Cesgranrio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Procurada, a Fundação Cesgranrio disse que não pode comentar a respeito da questão.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.