28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
28/03/2020

Confira 4 atitudes calmantes para fazer em tempos de ansiedade

Foto: Reprodução

Conversamos com Luiza Bittenocurt, especialista em mindfulness pelo Mindfulness Trainings International

Está sentindo a ansiedade bombar ultimamente? Saiba que você não está sozinha!

 

Em tempos de crises mundiais e mudanças bruscas de rotina (oi, home office!), é normal nos sentirmos mais estressadas e preocupadas com o futuro.

 

Mas sem pânico! Tudo o que precisamos é ter calma -- e viver um dia de cada vez. E há algumas atitudes que você pode fazer para facilitar este processo!

 

Veja também

 

Papa pede que fiéis rezem como 'papagaios' e quase 'ameacem' Deus

 

Governo do Amazonas disponibiliza, por meio da Sedecti, protocolo via e-mail às empresas

 

Pensando nisso, conversamos com Luiza Bittenocurt, especialista de mindfulness pelo Mindfulness Trainings International, para saber quatro rituais fáceis de fazer em casa que ajudam a mantermos nossa saúde mental cheia de otimismo:

 

1. Fazer pausas conscientes, trazendo a atenção para a própria respiração

 

A respiração está sempre em "piloto automático", né? Mas, para efeitos relaxantes, vale dar atenção ao seu inspiiiira e expira. "Não precisa respirar de uma forma específica, o corpo é muito inteligente e ele mesmo faz uma auto regulação quando prestamos atenção à respiração. Só de prestar atenção na respiração, a pessoa já vai se acalmar, aterrando e voltando a atenção para o momento presente, sem ficar "sequestrado" pelo passado, futuro, ou outras preocupações e pensamentos repetitivos", comenta a especialista.

 

Pode ser uma vez antes do café da manhã, outra no café da tarde, antes de voltar para almoçar no trabalho, ou até quando chegar em casa após o expediente - ou quando finalizar o home office.

 

"Na situação atual, lemos muita coisa, algumas até sensacionalistas, e é comum vários pensamentos surgirem. Então sempre que perceber que os pensamentos estão fugindo para o futuro, para algo que ainda não aconteceu, a respiração é a nossa âncora para o momento presente, ajudando a lidarmos com o momento presente da melhor forma possível", completa.

 

Se programar e se organizar é preciso, mas sem ficar com a mente presa no futuro, pois isso gera ansiedade, faz a imunidade cair. Anotado?

 

 

2. Fazer um diário ou pote da gratidão

 

Porque fazer isso? Estamos em um momento em que focamos muito mais no que está errado do que em boas coisas. A tendência da nossa mente é reclamar, reclamar e reclamar.

 

"Não é sobre não levar em consideração as coisas que estão erradas, mas focar mais no que já temos do que no que nos falta. Seja no diário ou no pote da gratidão, a minha sugestão é deixar perto da sua cama e escrever, ao acordar ou ao ir dormir, coisas boas para começar o dia bem ou terminar o dia mais tranquilo", diz Luiza.

 

A ideia é escrever três coisas que te fizeram ser grato por aquele dia, das coisas simples até as mais importantes, justamente para aprendermos a valorizar as coisas boas: se você comeu uma coisa muito gostosa, conseguiu tirar um tempo para a sua meditação ou para ler um livro... "É sobre aprender a curtir essas pequenas coisas, que são super importantes também mas as vezes deixamos de lado", completa. Nesse momento principalmente, ter a prática de sentir gratidão pode trazer vários benefícios da nossa saúde física e mental.

 

 

3. Fazer as atividades diárias com atenção plena, estando realmente presente naquela experiência

 

Para tudo o que fazemos em nossas vidas, temos que estar atentos ao momento. Sinta a temperatura da água, a mão passando sabonete, repare no aroma do sabonete ou shampoo. Isso já ajuda a relaxar pois evita de "se afogar" nos próprios pensamentos e preocupações, que nem sempre são tranquilos.

 

"Com isso, vamos treinando o cérebro e é uma prática informal de atenção plena, que nos ajuda a criar um estilo de vida. Praticar durante o dia, não toma nenhum tempo a mais, ajuda e desenvolvemos o nosso cérebro fazendo a neuroplasticidade, o moldando de uma forma mais benéfica, que é o que traz o bem estar e demais benefício através da prática do mindfulness". É comum pensar ou lembrar de outras coisas nesses momentos, mas não tem problema - é só perceber e voltar atenção para a atividade do momento, seja ela qual for.

 

Esse treino de fazer as atividades com atenção plena aterram a gente, quando começamos a ficar nervosos, pensando na ansiedade e gerando mais nervosismo, procura voltar sua atenção para a sua atividade do momento.

 

"A atenção vai fugir novamente para algo do passado ou futuro, mas você faz o exercício de voltar a sua atenção para o que está fazendo. Isso já é praticar a atenção plena, trazendo calma, tranquilidade, melhorando a saúde, propiciando clareza mental", completa.

 

Fotos: Reprodução

 

4. Faça algo por você mesma.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Trabalhar a autocompaixão, o autocuidado, algo que talvez você esteja adiando faz tempo em meio a correria do dia a dia... O que você não tem feito por você? Pode ser ler um livro, ou ficar sem fazer nada, estar com sua família e com que ama, animais de estimação, filhos, parceiros, aproveitando para ter tempo de qualidade enquanto estamos em casa. "A autocompaixão também é parte importante de mindfulness, então aproveitem o tempo para fazer algo por você", finaliza.  

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.