30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/12/2023

Confira benefícios do peixe que previne Alzheimer e reduz o colesterol

Foto: Reprodução

Delicioso e versátil, esse peixe é um alimento fonte de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo

O bacalhau está entre os pratos favoritos da ceia de Natal de diversas famílias brasileiras. A delícia pode ser servida assada ou gratinada e com diversos acompanhamentos. Mas além de saboroso, o bacalhau possui propriedades que fazem muito bem para a saúde.

 

Para entender as vantagens deste alimento na alimentação diária, o Alto Astral conversou com a médica especialista em Nutrologia, Dra. Patrícia Santiago, que destacou os principais benefícios do bacalhau. Confira!

 

O bacalhau é um alimento que é fonte de selênio, um nutriente com poder antioxidante e que ajuda a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Isso ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a prevenir doenças cancerígenas e neurodegenerativas como o Alzheimer.

 

Veja também

 

SENTE DORES NAS RELAÇÕES SEXUAIS? ENTENDA PROBLEMA E SAIBA QUANDO BUSCAR AJUDA

 

Mulheres com mais de 50 anos que tiveram câncer mama em fase inicial podem reduzir a periodicidade da mamografia com segurança, diz estudo britânico

PREVINE O ALZHEIMER 

 

O alimento também é rico em triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a sintetizar serotonina – conhecido como hormônio da “felicidade” – no organismo. Essa substância, por sua vez, auxilia na redução de sintomas de estresse e ansiedade, característicos de transtornos como depressão.

 

O bacalhau é fonte de vitaminas do complexo B, especialmente a niacina (B3), que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL). As vitaminas B também são importantes para o metabolismo energético, além de favorecerem o sistema nervoso e a saúde da pele.

 

O fósforo é outro nutriente presente no bacalhau. Ele atua no fortalecimento da estrutura óssea e na manutenção do metabolismo. Além disso, auxilia na regeneração de tecidos e é uma importante fonte de energia para o organismo.

 

Bacalhau: conheça os benefícios do peixe para a saúde

Foto: Reprodução

 

O bacalhau também é rico em potássio e magnésio, que ajudam a evitar cãibras e auxiliam na recuperação muscular. O magnésio ainda contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

 

O bacalhau é rico em vitamina D, que melhora a absorção de cálcio, prevenindo a osteoporose. Ele ainda atua no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na produção de insulina pelo pâncreas, responsável pela redução dos níveis sanguíneos de glicose no sangue.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por ser fonte de proteínas, o bacalhau auxilia na manutenção da saúde da pele e dos cabelos saudáveis e aumenta a massa muscular. Elas também ajudam a reduzir a fome e a prolongar a sensação de saciedade. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.