03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/03/2024

Congelamento de óvulos: entenda como funciona

Foto: Reprodução

Procedimento oferece às mulheres a opção de preservar sua fertilidade para poder decidir sobre a gravidez no futuro

O congelamento de óvulos está cada vez mais popular entre as mulheres que preferem postergar a decisão sobre a maternidade. De acordo com dados da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida (REDLARA), o procedimento cresceu 64% no Brasil entre 2017 e 2020.

 

Recentemente, a ex-BBB Juliette revelou que decidiu realizar o processo de congelamento de óvulos devido à liberdade que a técnica proporciona para preservar a fertilidade.Para entender mais sobre o procedimento, conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli que nos explicou detalhes sobre o congelamento de óvulos. Confira!O congelamento de óvulos é um procedimento de reprodução assistida em que os óvulos da mulher são captados e congelados para serem utilizados no futuro.

 

A técnica é feita a partir da administração de hormônios para induzir a ovulação — etapa do ciclo menstrual em que o óvulo é liberado pelo ovário. Esses hormônios geralmente são aplicados durante um período de 10 a 12 dias.O procedimento é feito sob anestesia e os óvulos são aspirados utilizando uma pequena agulha acoplada a um aparelho de ultrassom.

 

Veja também 

 

Câncer de colo de útero: saiba principais sintomas e fatores de risco

 

Brasileiras entram na menopausa em média aos 48 anos, diz pesquisa

Em seguida, eles passam por substâncias chamadas crioprotetoras, que evitam a formação de cristais de gelo durante o congelamento. Assim, os óvulos são congelados a uma temperatura de 196?°C negativos. O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam prorrogar a maternidade ou que necessitam de tratamentos em decorrência de problemas de saúde, como o câncer, por exemplo.

 

Dr. Oscar Duarte - Congelamento de Óvulos

 

O procedimento também é recomendado para mulheres com baixa reserva ovariana e que causa dificuldade para o desenvolvimento de uma gravidez. “Para essas mulheres é indicado esse congelamento para preservar a fertilidade”.Não existe um limite de tempo para o armazenamento dos óvulos congelados. Para isso, é necessário que o congelamento dos óvulos seja realizado da maneira correta.

 

Congelamento de óvulos: entenda como funciona

 Fotos: Reprodução

 

“O óvulo pode ficar congelado por muitos anos, mas não se sabe exatamente ao certo já que existem óvulos congelados há mais de 20 anos. Porém, sabe-se que pode haver uma perda da qualidade quando há o descongelamento deste óvulo”.O valor do congelamento de óvulos pode variar de clínica para clínica, mas todo o procedimento costuma custar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, além do valor de manutenção dos óvulos congelados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Segundo o especialista, a taxa de sucesso do procedimento fica em torno de 40% e 50%, no entanto, ela pode variar de acordo com a idade da mulher no momento que congelou os óvulos.  

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.